domingo, junho 07, 2020

TOPONÍMIA ALBICASTRENSE - RUA SPORT BENFICA E CASTELO BRANCO

 UM CLUBE QUE MUITO ORGULHA
 A TERRA ALBICASTRENSE

Recentemente ao passar perto do Lidl, reparei no nome de uma rua que fica bem perto desta superfície comercial, rua Sport Benfica e Castelo Branco. Palavra que fiquei de boca aberta, pois desconhecia por complete esta homenagem a um clube que bem merece esta veneração.
Que eu tenha conhecimento, na terra albicastrense haverá poucas ou nenhumas ruas com nomes de gente ligada ao desporto. 
Tentei por isso, encontrar ruas com nomes de ilustres albicastrenses ligados à área desportiva, infelizmente não encontrei nenhuma. Não terá havido ninguém que ao longo dos tempos que se tenha destacado na área desportiva na terra albicastrense?
Se alguém souber de ruas da terra albicastrense que ostentem nomes de gente ligada ao desporto, agradeço desde já a sua divulgação.

SPORT BENFICA E CASTELO BRANCO
Em 24 de Março de 1924, a cidade de Castelo Branco viria a ser palco da criação de uma equipa de futebol, a sétima filial do Sport Lisboa e Benfica, com a designação “Onze Vermelho Albicastrense”, numa altura em que o futebol começava a dar os primeiros passos no distrito.
Nesta época, esta equipa era constituída maioritariamente por jovens da cidade, com apenas uma grande paixão por este desporto e uma vontade enorme de defender as cores da cidade. Mais tarde, por volta de 1934-1936 este clube uniu-se a mais alguns das cidades vizinhas para criar os alicerces da Associação de Futebol de Castelo Branco sendo que esta viria a ser fundada mais precisamente em 22 de Março de 1936.
Nos finais de 1936, com a realização do primeiro Campeonato Distrital de Futebol de Castelo Branco a equipa surge com um novo nome, “Sport Lisboa e Castelo Branco”, o qual viria a participar nas primeiras 12 edições do Distrital. Após diversos anos a lutar, a ilustre equipa de Castelo Branco aparece na época de 1947/48 entre as equipas da 2ª Divisão ainda com mesmo nome.
A equipa aparece 2 épocas mais tarde em 1949/50 na 3ª Divisão com um novo nome, “AD Castelo Branco”. Em 1952/53 adopta o nome que até hoje subsiste, “Sport Benfica e Castelo Branco”. Em 1959/60, o Benfica e Castelo Branco conseguiu atingir um dos pontos mais altos da sua história, quando se sagrou campeão nacional da 3ª Divisão pela primeira vez. A final disputou-se em Leiria com o Sacavenense, tendo o Benfica ganho por 2-1.
O Benfica e Castelo Branco teve mais momentos marcantes, sendo um deles a presença na Segunda Divisão de Honra de 1990 a 1993. O seu melhor registo nesta altura, foi na época 1990/91 quando se classificou em quinto lugar. A partir daí o clube conquistou diversos prémios entre os quais se destacam os títulos de Campeões Nacionais da 3ª Divisão Série D em 2000/01, 2003/04 e 2011/2012. Presentemente, o clube compete no Campeonato de Portugal, onde tem sido um dos principais clubes a lutar pela subida, tendo obtido bons resultados nas últimas temporadas.
                       O ALBICASTRENSE

2 comentários:

  1. Anónimo12:08

    Existe uma rua com o nome de Octávio Barata "canetas" antigo campeão nacional e ibérico de tiro ao prato. fica na Cruz de Montalvão. (está na Google). João.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora aqui está uma boa noticia!
      Não sabia que o "canetas" que teve uma espingardaria na Avenida Humberto Delgado, antiga Marechal Carmona, tinha uma rua com o nome dele. Vou tentar encontrara dados sobre ele para um próximo poste.
      Bem-haja pela informação.
      Abraço

      Eliminar

ANTÓNIO ROXO - DEPOIS DO ABSOLUTISMO - (12 "ÙLTIMA")

Última publicação do excelente trabalho que António Roxo publicou em antigos jornais da terra albicastrense.   “O Espaço da vida polític...