segunda-feira, setembro 07, 2020

EFEMÉRIDES MUNICIPAIS – CXLII


A rubrica Efemérides Municipais foi publicada entre Janeiro de 1936 e Março de 1937, no jornal “A Era Nova”. Transitou para o Jornal “A Beira Baixa” em Abril de 1937, e ali foi publicada até Dezembro de 1940.
A mudança de um para outro jornal deu-se derivada à extinção do primeiro. António Rodrigues Cardoso, “ARC” foi o autor desde belíssimo trabalho de investigação, (Trabalho que lhe deve ter tirado o sono, muitas e muitas vezes).

(Continuação)
A primeira sessão da Câmara que se segui à de 1 de Janeiro de 1810 só se realizou no dia 21 de Fevereiro. Pelo visto, estavam fartos de servir os vereadores e o queriam era que aparecesse gente nova.
E assim aconteceu, porque na sessão de 21 de Fevereiro apareceu a carta régia que nomeava, João de Fonseca Coutinho e Joaquim José Goulão, e o novo procurador José Antunes Tomás.
Prestaram logo juramento e tomaram posse, mas só se reuniram em sessão no dia 4 de Março.
Da sessão de 4 de Março começou o escrivão Vaz Touro a escrever a acta; depois de encher uma página, não ficou satisfeito com a acta e começou de novo a acta na pagina seguinte, com redacção um pouco mais cuidada, diga-se em homenagem à verdade. Começou por dizer que os oficiais da Câmara determinaram:
Que em attenção ás representaçoens dos Habitantes desta cidade de que algumas pessoas hião comprar ao caminho ou apenas chegavam alguns Generos como caça, peixe, castanha, maçãa, e outros Generos para os tornarem a vender augmentando assim o seu preço, e carestia dos Generos; por isso determinarão que nenhuma pessoa daqui em diante possa fazer comprar fora da cidade os ditos Generos sem ser praça publica depois de passado o meio dia, pena de que fazendo o  contrario pagara três mil réis pagos de cadeia para as Despesas da Comarca”.
Em seguida nomearam para almotaceis nos três meses seguintes o capitão Joaquim José Mendes Fevereiro e o capitão Francisco José Magro; para “depositário dos novos direitos” o alferes Fernando José de Carvalho e, depositário real da agua,“ “contribuições de Coimbra Captivos, Povo desta cidade, sizas de bens de raiz”, José António Morão.
 (Continua)
 Aos leitores dos postes “Efemérides Municipais”; 
O que acabaram de ler é uma transcrição, do que foi publicado na época.
O Albicastrense

Sem comentários:

Enviar um comentário

CCCCB, DEZ ANOS APÓS A SUA INAUGURAÇÃO

  UM EDIFÍCIO QUE DEVIA SER MOTIVO DE ORGULHO PARA A TERRA ALBICASTRENSE, ESTÁ COMO AS IMAGENS DOCUMENTAM.  QUEM PASSA À SUA PORTA E OLHA P...