BEM – VINDOS A UM BLOGUE LIVRE DE OPINIÕES SOBRE CASTELO BRANCO, SEJAM ELAS BOAS OU MÁS. O BLOGUE É DE TODOS E PARA TODOS OS ALBICASTRENSES…
sexta-feira, setembro 26, 2025
JOSÉ LOPES DIAS - (1900/1976).
segunda-feira, setembro 22, 2025
ANTIGOS JORNAIS DA TERRA ALBICASTRENSE
UM POUCO DO SEU PERCURSO AO LONGO DOS TEMPOS (V)
(1846/1945)
quinta-feira, setembro 18, 2025
terça-feira, setembro 16, 2025
ANTIGOS JORNAIS DA TERRA ALBICASTRENSE
Nota: Então não é, que os interesses dos barbeiros se finaram com o primeiro numero!...
Era composto e impresso na tipografia Casa Progresso em Castelo Branco. Dizia ser; “Um Jornal Republicano, conservador e extremo defensor dos interesso locais”. Terminou com a publicação do número 12, em Outubro de 1919.
Nota: É caso para dizer que os referidos interesses locais, morreram ao fim de uma dúzia de edições.
Após um ano de existência, a responsabilidade do jornal passou para António Trindade, (médico e diretor da Escola Primaria Superior).
No final de 1922 foi suspense. Reapareceu em 28-1-1923, tendo como administrador; Joaquim de Matos Borata e passou a ser o órgão do Partido Republicano Nacionalista.
Em 1923 foi interrompido por duas vezes, em Dezembro desse ano, o dr. Trindade foi nomeado Governador Civil e passou a direção do jornal para José de Barros Nobre. Nota: Na biblioteca municipal existem alguns exemplares deste jornal. Terminou com o número 124, em 30 de Dezembro de 1923. Em Setembro de 1921, começou a ser publicado um novo jornal. Tinha como título; “O ALBERGUE”. Tinha como diretor; O Padre Baltazar Dinis de Carvalho. Como administrador; José dos Santos Portela Feijão, que era também editor.
Nota: Para quem tinha tantas ambições, morreu designadamente depressa de mais
Era impresso na Rua da Granja, e dizia-se; “Humorístico e alheio à politica!”. Publicava-se aos domingos.
sexta-feira, setembro 12, 2025
AS NOSSAS INSTITUIÇÕES

1910 - A 17 de Abril é inaugurado, na capela do Convento de Stº António dos Capuchos, o Museu Municipal. É nomeado seu primeiro diretor – Francisco Tavares Proença Júnior. 
O ALBICASTRENSE
terça-feira, setembro 09, 2025
ANTIGOS JORNAIS DA TERRA ALBICASTRENSE
Aparece como propriedade do “Grupo União Albicastrense” e tinha a sua redacção na rua do Postigo. Era impresso na rua dos Oleiros.
Procurava defender os interesses do “Grupo”, (a briosa Corporação dos Bombeiros Voluntários) e os legítimos interesses da cidade.
Nota: Este jornal dizia-se defensor da Corporação dos Bombeiros Voluntários de Castelo Branco. Creio que não terá ajudado a apagar muitos fogos, uma vez que saiu de cena, após a publicação do décima número.
Nota: Este para a época aguentou-se bastante tempo. Publicou 200 edições ao longo dos seus cinco anos de existência. Cinco anos e duzentos números é sem duvida um feito para esses tempos.
A sede situava-se na rua dos Oleiros, em Castelo Branco. Era composto e impresso na tipografia Trindade..
Nota: Este tinha um bom nome, porém, para um jornal que tinha como subtítulo; “Órgão da classe operaria” dá ideia que foi abandonado por essa classe, pois finou-se após a publicação do número cinco.
Tinha como seu director; José Fernando Alves. Como administrador; José Eugênio Nard. Era seu editor; José Oliveira Carvalho. Tinha a sua administração, na rua do Saibreiro. Era propriedade de um grupo de operários de Castelo Branco. Era composto e impresso na tipografia Pelejão. Afirmava, “ser o continuador do programa do jornal, O Futuro”, que terminara pouco tempo antes. A partir do numero oito, dizia ser “propriedade do núcleo do Partido Socialista de Castelo Branco”. No entanto no numero 26 já afirmava que o jornal, “era propriedade de um grupo de Operários de Castelo Branco”.
Nota: Também este não foi seguido pelas classe que dizia defender, evaporou-se após a publicação no número 74 em 1915. Mesmo assim ainda por cá andou cerca de dois anos e meio.
Nota: Parece que discutir os atos públicos a elogiar ao atos de utilidade para o pais e para a região não lhe valeu de muito, pois finou-se com a saída do número 65, em 1914. Em Abril de 1915 Castelo Branco deu à luz o seu primeiro jornal desportivo, “O ECO”. Dizia ser; “Árduo defensor do desenvolvimento do desporto na nossa cidade”.
Nota: Nem o facto de ser um jornal desportivo lhe valeu de muito, ficou fora de jogo com a saída no número nove, nesse mesmo ano de 1915
(Continua)
sábado, setembro 06, 2025
ANTIGO HOTEL DE TURISMO
Para terminar. Confesso que não compreendo a insistência de quererem construir um novo hotel na residência do antigo. Na terra albicastrense, o que não faltam, são espaços de excelência, para poderem construir um hotel com espaços ajardinados e inclusivo, com parque próprio.
O ALBICASTRENSE
segunda-feira, setembro 01, 2025
LEMBRAR 20 ANOS DE EXISTÊNCIA - (2005 / 2025)
O INÍCIO
UM NOVO SÍTIO ESTÁ NO AR
IGREJA DA MISERICÓRDIA VELHA – (1/5)
Embora já tenha publicado em 2009 a história desta igreja, vou fazê-lo de novo, pois a tristeza em que ela se encontra assim o exige. Como...
-
EU SÓ QUERIA ENTENDER.... Volto a um assunto que já aqui abordei várias vezes, estou a fazê-lo novamente porque ao passar hoje pe...
-
" PATRIMÓNIO DA TERRA ALBICASTRENSE " O texto sobre o bordado de Castelo Branco que vão ler a seguir é, da autoria de...
-
LISTA DE TODOS OS GOVERNADORES CIVIS DE CASTELO BRANCO: (1835 - 2011) O Governo Civil, em Portugal. foi um órgão da administração públic...








.jpeg)

