quinta-feira, setembro 27, 2007

Jornais da minha cidade - II

A Nossa Imprensa

A 29 de Maio de 1904, apareceu em Castelo Branco, o jornal “ Noticias da Beira”. Este semanário tinha como director, António da Trindade Cardoso e Silva, que também era editor e proprietário deste jornal.
A sua administração situava-se na Rua dos Peleteiros, nº 39, em Castelo Branco, onde também era composto e impresso.
Foi um dos grandes marcos da imprensa albicastrense, quer pela sua longevidade quer pela sua pertinência, intransigência, espírito e vida, fortemente agitada. Embora no primeiro numero afirmasse que estava despido de preconceitos e livre de peias partidárias, sem ter ligações a qualquer “ coterie” politica ou mercantil, a verdade é que o director era um fervoroso Regenerador, afirmando ser este o único partido capaz de ultrapassar toda a crise do desenvolvimento.
Depois do dia 5 de Outubro de 1910, passou a servir as novas instituições, sob a direcção de Gastão Correia Mendes, tornando-se órgão dos republicanos filiados no Partido Republicano Português. Em 30 de Outubro de 1910, passa a ter como subtítulo: “ Semanário Republicano”. Em 1923, é proprietário das comissões Politicas do Partido Democrático. Termina em 23 de Maio de 1926, com a publicação do nº 831 e com um artigo de fundo fortemente contundente” Rivérada”

PS. A recolha dos dados históricos é de José Dias.
A compilação é de Gil Reis e foram publicados no Jornal ”A Reconquista”

O Albicastrense

1 comentário:

CCCCB, DEZ ANOS APÓS A SUA INAUGURAÇÃO

  UM EDIFÍCIO QUE DEVIA SER MOTIVO DE ORGULHO PARA A TERRA ALBICASTRENSE, ESTÁ COMO AS IMAGENS DOCUMENTAM.  QUEM PASSA À SUA PORTA E OLHA P...