terça-feira, junho 16, 2009

CURIOSIDADES DO PASSADO


NOTÍCIAS DE OUTROS TEMPOS·
(407 anos depois)
DR. ANDRÉ ESTEVES
No dia 14 de Junho de 1602, vítima de um terrível surdo de peste, veio a falecer em Castelo Branco, o médico André Esteves. O Dr. André Esteves, que combateu esta doença, endémica, durante dois anos, acabou por ser uma das vítimas do contágio letal, vindo a morrer em consequência desta perigosa enfermidade, que grassava na região e contra qual tanto lutou denodadamente, fez testamenteiro um sobrinho, Baltazar Leitão.
Foi sepultado no convento de Santo António, tendo-se incorporado no préstito fúnebre, toda a população albicastrense, morreu no seu posto, como um verdadeiro herói.
Alguns dados sobre André Esteves
O doutor André Esteves, morou numa casa situada na Rua dos Passarinhos, local onde a sua mulher, (Ana Leonel), dá à luz uma menina, baptizada com o nome de Ângela, pelo vigário e reitor da igreja de Santa Maria do Castelo.
Acabado o seu triénio, volta de novo para o Fundão. Aqui se mantém, desde 1581 e por mais uma dezena de anos, nascendo-lhe uma filha (Justina) e um filho (António) baptizados, respectivamente na igreja de S. Martinho. Entretanto, vaga um dos partidos de medicina em C. Branco e, convidado para o preencher, ali regressa com o ordenado de 30 000 réis por ano, que lhe é confirmado por alvará de Filipe I (Lisboa, 10.12.1594).

O Albicastrense

Sem comentários:

Enviar um comentário

ANTIGAS CAPELAS DA TERRA ALBICASTRENSE - «CAPELA DE SÃO PEDRO»

MEMÓRIAS DO BLOGUE MEMÓRIAS DE OUTROS TEMPO Esta capela estava situada nas proximidades do chafariz de S. Marcos, num local ocupado atualmen...