segunda-feira, julho 06, 2009

CASTELO BRANCO NA HISTÓRIA E NA ARTE - (LV)

CASTELO BRANCO
NA
HISTÓRIA E NA ARTE
IGREJA DA MISERICÓRDIA VELHA – (8)
(Continuação).
Alegando também a Mesa que a Casa não devia gastar nas obras o que era destinado aos doentes, solicitava ao rei a continuação do subsídio do real de água e, por alvará de 13 de Dezembro de 1740, foi-lhe deferido a pretensão. Conseguiu assim, a Misericórdia, a almejada conclusão das obras de reedificação da igreja e de construção do hospital, que haviam arrastado durante mais de um século.
De ambos os lados da igreja foram construídas enfermarias, destinando-se as do lado do Norte aos doentes de sexo masculino e as do lado Sul aos do sexo feminino. Por breves pontifícios de 2 e 3 de Outubro de 1777, de Pio VI, obteve a Misericórdia dois altares privilegiados: o da Visitação e o de S. João de Deus. Em 1798 já o hospital estava muito arruinado, necessitando de substituição dos pavimentos e dos tectos de madeira. A Mesa reunida em 1 de Janeiro desse ano, deliberou mandar executar as obras necessárias, despendendo nelas a quantia de 300$000 reis que lhe havia sido legado em testamento em 1794, pelo benemérito Padre Manuel Mendes beato.
A Santa Casa da Misericórdia esteve instalada nas dependências da Igreja da Rainha da Rainha Santa Isabel até ao ano de 1835. Tendo-se tornado insuficiente as instalações do hospital e aproveitando a circunstancia de haverem sido extintas em 1834 as Ordens religiosas deliberou, a Mesa, em sessão de 5 de Setembro daquele ano, dirigir às cortes uma representação solicitando a troca do edifício da Misericórdia pelo do convento de Santo António dos Capuchos. Não conseguiu, porém, o deferimento da pretensão e, em sessão de 6 de Outubro do mesmo ano resolveu pedir as instalações do convento da Graça. Foi concedida, pelo Ministério da Fazenda, em portaria de 9 de Julho de 1835, a permuta dos edifícios e, em portaria de 18 de Setembro do mesmo ano foi autorizada a transferência da Misericórdia para o antigo convento da Graça. Foram mudados os sinos e algumas imagens de santos, entre as quais a da Padroeira da Misericórdia.
Na casa do lado do Norte da Igreja de Santa Isabel, que foi hospital do sexo masculino, foram instaladas duas escolas de ensino secundário: a Escola de Ensino Mútuo, criada por decreto de 15 de Novembro de 1834 e o Liceu Nacional, instituído por decreto de 17 de Novembro de 1836.

(Continua)

PS. O texto é apresentado nesta página, tal qual foi escrito na época.
Publicado no antigo jornal "Beira Baixa" em 1951
Autor. Manuel Tavares dos Santos.

O Albicastrense

3 comentários:

  1. Anónimo08:17

    e por falar em Arte Snr Verissimo já reparou que deve haver mesmo a ideia de com arte e manha alguem deve estar a preparar o desmantelamento da av nuno alvares. se quiser pode fazer umas fotos ou contagem de bancos partidos. desleixo propositado
    vai tempo que todos os anos eram repostas as madeiras velhas e pintados de verde. está ali á beira de fiscais e outros que tais.
    será passadismo?????????????????????
    robin dos bosques

    ResponderEliminar
  2. Caro Robim dos Bosques.

    Confesso que passo por ali muitas vezes, porém não tenho reparado nesse pormenor.
    Prometo passar por ali e verificar o que me conta.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. José do Telhado19:07

    O Robin dos Bosques é capaz de ter razão.
    Os projectos para aqueles lados são capazes de trazer más noticias.
    O melhor é informar-se e preparar um abaixo-assinado. Porque a ser verdade é caso para levantamento popular.
    José do Telhado

    ResponderEliminar

ANTIGAS CAPELAS DA TERRA ALBICASTRENSE - «CAPELA DE SÃO PEDRO»

MEMÓRIAS DO BLGUE MEMÓRIAS DE OUTROS TEMPO Esta capela estava situada nas proximidades do chafariz de S. Marcos, num local ocupado atualment...