domingo, setembro 13, 2009

" O VOO DA CEGONHA"

O Bloco de esquerda arrasou nos últimos dias a política cultural da nossa autarquia. Como não estive presente nesse encontro, por não saber a hora e o local em que o mesmo se ia realizar, vou hoje falar de um caso que ali foi mencionado e me deixou com os poucos cabelos que ainda tenho em pé.
Estando eu de acordo com grande parte das questões que ali foram mencionadas, não posso deixar de referir algo que ali foi falado e que em meu entender nos envergonham a todos. 
Estou a referir-me à escultura oferecida por José Manuel Castanheira à nossa cidade, (escultura que tive a oportunidade de ver pela primeira vez na Expo 98).
A situação em que se encontra esta escultura designada por “Voo da Cegonha” é no mínimo vergonhosa, (tal como as fotos aqui apresentadas o demonstram) este caso mostra-nos o desnorte que reina na nossa autarquia, no que diz respeito à área cultural onde não existe nem rei nem roque.
Deixar esta obra ao mais completo dos abandonos, no estaleiro da câmara durante mais de dez anos, (A canção diz que dez anos é tempo senhor presidente) é sinónimo da incapacidade para decidir sobre o destino que lhe deve ser dado. 
Merecerá o artista albicastrense que uma escultura dada por si à sua cidade, esteja na situação em que está o “Voo da Cegonha”?
Se os responsáveis pela área da cultura da nossa autarquia, tivessem vergonha na cara, o mínimo que deveriam e poderiam fazer, era apresentar de imediato desculpas públicas ao albicastrense José Manuel Castanheira, isto para não dizer que o responsável mor deveria pedir de imediato a sua demissão deste cargo, (partindo do principio que este cargo existe na nossa autarquia?).
Ao albicastrense José Manuel Castanheira, as desculpas deste albicastrense.

PS. Se quiser conhecer melhor José Manuel Castanheira consulte: "Wikipédia, a enciclopédia livre"
O Albicastrense

10 comentários:

  1. Anónimo17:53

    É pá mas que monte de ferros? mas para que serve isso? ´so se for para contribuir parea o aquecimento da cidade. Não acha que castelo Branco Já tem calor, ferros, e monos a mais?

    ResponderEliminar
  2. Pastor Lusitano11:54

    Apesar de ser um monte de ferro, em tempos foi bem mais colorida e bonita. Se fosse restaurada, certamente ficava muito bem em alguma praça ou praceta desta cidade..bem melhor que o já tão falado betão.

    Infelizmente, como isso não acarreta nenhum interesse monetário, partidário, comunitário nem nacional......vai para canto.

    Neste município a única cultura, é a cultura dos interesses próprios e dos amigos próximos...
    Faltam 27 dias......

    ResponderEliminar
  3. Anónimo16:12

    talvez na onda aflição
    que está a provocar esta eleição
    a passaróla ( não o passarão)
    seja colocada na nossa cidade pois então
    robin dos bosques

    ResponderEliminar
  4. Caro anónimo.

    Pode até ser um monte de ferros, como você diz!
    Porém é costume dizer-se que quando convidamos alguém para nossa casa, o mínimo que podemos e devemos fazer é recebe-lo bem.

    Ora acontece que o autor ofereceu a obra á nossa cidade, se obra interessava aceitava-se e dizia-se bem-haja.
    Se a obra não interessava dizia-se ao autor que não interessava e agradecia-se.

    Agora aceita-la e depois abandona-la no meio de uma lixeira é que não.

    ResponderEliminar
  5. José Barradas22:38

    Olá boa noite.
    Acho que essa obra ficaria bem na zona da antiga metalurgica, como simbolo alusivo a essa grande empresa. A metalurgica que todos conhecemos, pois atravessou gerações, contribuiu em muito para o desenvolvimento e crescimento económico da cidade de Castelo Branco, e para o distrito. Sendo um trabalho em ferro (aço macio), em minha opinião era o local indicado, e desta forma deixava de ser mono. Penso que com uma vontadinha dos presidentes Neve e Mourão essa escultura deixa de ser sucata.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo01:19

    A obra em causa integrava um grupo de 11 máquinas que desfilaram durante 132 dias, para mais de 10.000.000 de visitantes da Expo98. A simbologia desta obra, ligada também ao movimento migratório dos portugueses ( e a Beira teve muitos ), mereceu o convite e o autor albicastrense ofereceu-a a todos a nós.
    A memória dos Albicastrenses continua bem viva e não esquece o desprezo dos iluminados que não quiseram/souberam agradecer o nobre acto.
    A cidade tem espaço mais que suficiente, para a expressão de arte pública.
    A asfixia "democrática" também passa por aqui. O gosto e a sensibilidade não são "propriedade" só de alguns que querem impor o modelo da moda.
    Por um grande movimento que "obrigue" a que este símbolo seja colocado ao serviço da comunidade!
    Um albicastrense

    ResponderEliminar
  7. Caro amigo

    O meu bem-haja pela informação prestada.
    Este comentário é a prova de que a memória não se apaga… independentemente de por vezes alguém tentar adormecer-nos no oceano do esquecimento.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo10:14

    Eu assino por baixo

    Pedro Miguel Neto dos Santos Forte Salvado

    Vamos criar uma PETIÇÃO PÚBLICA? Quem assina mais?

    ResponderEliminar
  9. Amigo Pedro.

    VAMOS A ELA!......

    Quem estiver interessado em participar num grupo para recolher assinaturas para esta "PETIÇÃO PÚBLICA".
    Contacte-me… pois o este albicastrense está disponivel.

    ResponderEliminar
  10. José Barradas22:17

    Essa petição pode tomar forma. Podem começar por recolhar assinaturas mesmo ai na cidade, ou também via e-mail. Vamos a ela.

    ResponderEliminar

ANTÓNIO ROXO - DEPOIS DO ABSOLUTISMO - (12 "ÙLTIMA")

Última publicação do excelente trabalho que António Roxo publicou em antigos jornais da terra albicastrense.   “O Espaço da vida polític...