terça-feira, outubro 20, 2009

CAPITÃES DE MILÍCIA DE CASTELO BRANCO


BREVE NOTA HISTÓRICA
SOBRE OS CAPITÃES DA MILÍCIA DE CASTELO BRANCO,
EM TEMPOS DO REI D. JOÃO III (1527)

Por Manuel Rosado de Camões e Vasconcelos

Do livro das Ordenanças da milícia que se guardava no cartório da Vila de Castelo Branco, constava que o Rei D. João III mandou fazer as ordenanças por António Chanoca, a quem fez Capitães delas, o qual procedeu à eleição em 24 de Março de 1527 dos demais Capitães, a saber;
- Rua de S. Maria até á praça, (sem as travessas) capitão António Vaz Magro e Marco Gil seu genro.
- Rua do Cavaleiro e praça até á porta da estalagem capitão António de Goes.
- Rua dos Ferreiros e Bispo capitão Jorge de Sousa.
- Rua dos Peleteiros capitão Diogo Paes.
- Rua dos Oleiros capitães Simão Alvares e Fr. o Moço.
- Rua D’ega capitães Fernão Vaz fidalgo e Simão da Costa.
- Rua do pé do Muro até á porta de Rui Lopes e Rua Álvaro Sola capitão Martim de Oliveira.
- Rua de João Afonso até á porta de Pêro Vaz Frazão, (com todas suas travessas e porta de S. Tiago) capitães Jorge Boino e Álvaro Cardoso.
- Rua Nova capitão Francisco de Siqueira.
- Rua do Arressario desde porta de Pêro Vaz Frazão até á Rua pequenina, (com todas as travessas da Rua de S. Maria) capitães Simão de Sousa Idanha Francisco Trancoso e João do Couto.
- Rua do Mercado e Arrabalde de Pêro Vaz de Frazão até á porta de Rodrigo Rebelo, descendo pela rua de João Moutoso e pela Moreira capitão Andree da Couto.
- Do Arrabalde capitão Gregório Pires escrivão dos órfãos.
O rol dos capitães da milícia tem o mérito de nos enunciar os arruamentos da antiga vila de Castelo Branco, no começo de segundo quartel do séc. XVI. 
Advinha-se o coração do burgo na Praça Velha, de que irradiavam, como ainda hoje, as ruas de Santa Maria, dos Ferreiros, dos Peleteiros, do Cavaleiro e a Rua Nova. 
No gaveto ou vizinhança da Praça, com a rua do Cavaleiro, ficava a estalagem. Para leste, havia as ruas dos Oleiros, D’ Ega e Do pé do Muro e, para Oeste, a Rua de João Afonso, até à porta de S. Tiago, e a do Arressario até à Rua Pequena. 
Fora deste conjunto, ficavam a Rua do Mercado e o Arrabalde, sem esquecer o Convento de Franciscanos, que em 1526 passara à Ordem de Santo Agostinho ou da Graça e em que actualmente se encontra a Santa Casa da Misericórdia.
Estas notas constam na obra do célebre geneologista albicastrense, Miguel Achioly da Fonseca, hoje em poder do seu descendente, Sr. Domingos Acciaióli de Sá Nogueira.
PS. Publicado no primeiro volume dos estudos de 
Castelo braço em 1961.
O ALBICASTRENSE

6 comentários:

  1. Anónimo22:49

    E lá vai por água abaixo a "tese" do arquitecto Afonso sobre a judiaria e a terra de ninguem,

    ResponderEliminar
  2. E não sobraram dois capitães para por na 1º de Maio e Nuno Álvares? A ver se eles impediam o que querem aqui fazer que segundo a Reconquista "Até ao final do ano as avenidas 1.º de Maio e Nuno Álvares ficarão ligadas por uma nova praça pedonal, com espaços verdes e um parque infantil. Nos pisos subterrâneos surgem 200 estacionamentos e um novo espaço para serviços da autarquia." e “os pilares estão pintados no sentido de dar frescura ao espaço, fazendo lembrar árvores”. E as árvores verdadeiras? Ficam ou saem? Não sei se há espaço para isto tudo. Eu sei que aqui (mas parece que é só aqui) o polis exige o betão, mas isto superou mesmo a imaginação. Eu com lego fazia melhor...

    ResponderEliminar
  3. Amigo Pastor.

    Bigodes e Companhia já se ofereceram para serem os capitães dessa zona.
    Quanto às árvores elas ficam plantadas em vasos gigantes segundo pude observar na maqueta publicada no jornal reconquista.
    Meu amigo se o santo protector das árvores existir vou tentar meter-lhe uma cunha, para que ele faça o milagre das raízes se expandirem pelo granito abaixo de forma a minarem todo o parque.
    Agora mais a sério… confesso que não compreende este novo modernismo de árvores em vasos!
    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Anónimo09:44

    EU NÃO TENHO CULPA. EU NÂO VOTEI MORÃO BETÃO!
    outro cidadão

    ResponderEliminar
  5. Anónimo17:31

    As patranhas do "historiador "arquitecto Afonso fazem rir metade do país e a outra metade foge!

    ResponderEliminar
  6. Anónimo16:58

    os pilares estão pintados no sentido de dar frescura ao espaço, fazendo lembrar árvores-----------------
    Nãooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo
    FUJAM ELES VÊEM AÍ

    ResponderEliminar

ZONA HISTÓRICA DA TERRA ALBICASTRENSE.

 PRAÇA CAMÕES      UM BELO EDIFÍCIO QUE NÃO PODE CONTINUAR COMO ESTÁ.   Não sei quantas vezes já aqui lamentei, o deplorável estado em que...