quarta-feira, março 03, 2010

Castelo Branco na História e na Arte - LXVI

MONUMENTOS DE CASTELO BRANCO
QUARTEL NA DEVESA
No lado poente da praça da Devesa junto da antiga Calçada de S. Gregório à qual foi dado o nome posteriormente de Nossa Senhora da Senhora da Piedade, existiu primitivamente um barracão que havia sido construído para alojamento das tropas que eventualmente passassem pela cidade, por não poderem ser utilizadas para esse fim, devido ao seu estado de ruína, as acomodações que havia na antiga cidadela. 
O corpo do exército francês que invadiu o nosso país em 1807 incendiou o barracão e quando o Príncipe Regente D. João VI determinou em 1808, que se transferisse o Regimento de Cavalaria nº 11 de Almeida para Castelo Branco essa ordem não foi cumprida por não ser possível aquartelar tropas na cidade. È o que se depreende do seguinte trecho de um ofício da Câmara Municipal de Castelo Branco para o general de Viseu em resposta ao pedido, que ele havia formulado, de preparação de um quartel para alojamento daquela unidade militar:
“… Não é possível ajuntar uma soma de dinheiro igual à necessária da despesa, por ser necessário fazer quase tudo de novo, pois que aquelas casas, onde o regimento da legião se aquartelou, umas têm tomado nova forma e outra se acham arruinadas e as manjedouras delas ou queimadas ou de tal sorte arruinadas que de nada servem. O mesmo aconteceu ao quartel que aqui se achava, o qual foi quase todo reduzido a cinzas pelo despotismo francês.”
Em 1813, segundo afirma Cristóvão Aires na sua Historia da Cavalaria, efectuou-se a reconstrução do barracão primitivo por determinação do general inglês Beresford que então comandava o Exercito Português. Tendo porém, resolvido o governo, em 1814 colocar na cidade os Regimentos de Cavalaria nº 8 e 11, não foi possível alojar simultaneamente as duas unidades militares, pelo que ficou instalada somente a segunda, no barracão da Devesa, desde o dia 6 de Agosto daquele ano ate 25 de Maio de 1828. 
Nesta data marchou para Coimbra para de reunir às tropas liberais que se rebelaram contra o Infante D. Miguel por ele se ter feito aclamar rei de Portugal. Após a guerra civil, a Câmara Municipal e o Povo de Castelo Branco, comprometeu-se a promover a construção de dois barracões para alojamento de tropas, impetraram a D. Pedro IV, em Agosto de 1834, a colocação definitiva do Regimento de Cavalaria nº 3, que estava sendo organizado na cidade. Prometeu D. Pedro, em 29 de do mesmo mês colocar em Castelo Branco uma unidade militar quando fossem fixadas as sedes dos regimentos do Exercito. (Continua)
PS. O texto é apresentado nesta página, tal qual foi escrito na época. Publicado no antigo jornal "Beira Baixa" em 1951. Autor; Manuel Tavares dos Santos.
O Albicastrense

Sem comentários:

Enviar um comentário

CCCCB, DEZ ANOS APÓS A SUA INAUGURAÇÃO

  UM EDIFÍCIO QUE DEVIA SER MOTIVO DE ORGULHO PARA A TERRA ALBICASTRENSE, ESTÁ COMO AS IMAGENS DOCUMENTAM.  QUEM PASSA À SUA PORTA E OLHA P...