sexta-feira, agosto 31, 2012

ALBICASTRENSES ILUSTRES - XXVIII

FERNÃO DA SILVA CASTELO BRANCO
(15??-15??)
Filho de Jorge de Sousa, Fidalgo da Casa Real e de sua quarta mulher D. Simoa Rebelo, herdeira de seu tio Rodrigo Rebelo, 1º Capitão de Goa no tempo de D. Afonso de Albuquerque.
Passou à Índia em 1547 na nau S. Tomé e, ali serviu valorosamente no tempo de Governador Jorge Cabral, distinguindo-se na tomada de Bardala, em que ficou ferido no cerco de Ormuz sob o comando de D. Álvaro de Noronha.
De regresso ao reino pouco se demorou, partindo novamente a 30 de Janeiro de 1556, com a capitania de Chaúl e, nomeado embaixador ao Imperador da Etiópia, desempenhando todas as missões com a maior satisfação, pelo que o Vice-Rei D. Luís de Ataíde lhe entregou outras empresas de grande importância, sendo uma delas a defesa do Passo de Mercantar, atacado em 13 de Março de 1571 por Idalxa.
Já falecido em 1575, ano em que sua viúva D. Beatriz Correia assinou a escritura da compra de uma horta e olival, junto à igreja de Nossa Senhora dos Anjos em Lisboa.

Recolha de dados: Figuras Ilustres de Castelo Branco”, de Manuel da Silva Castelo Branco,
O Albicastrense

Sem comentários:

Enviar um comentário

ANTIGAS CAPELAS DA TERRA ALBICASTRENSE - «CAPELA DE SÃO PEDRO»

MEMÓRIAS DO BLOGUE MEMÓRIAS DE OUTROS TEMPO Esta capela estava situada nas proximidades do chafariz de S. Marcos, num local ocupado atualmen...