segunda-feira, julho 08, 2013

CENTRO DE INTERPRETAÇÃO PARA O JARDIM DO PAÇO


PORTA PARA O JARDIM DO PAÇO

No passado dia 29 foi inaugurado o Centro de Interpretação do Jardim do Paço.
Segundo o que veio a público quando da apresentação do projecto, o citado centro albergará meios interactivos, espaços para exposições, um conjunto de instrumentos que permitirão ao visitante percorrer todo o jardim com a informação necessária, assim como a própria bilheteira. O Centro terá também, uma casa de chá com uma esplanada virada para o jardim, (será que estas ideias ainda subsistem?).
Confesso que se trata de um belíssimo projecto, projeto que dispõe a partir de agora de boas instalações, contudo, como não acredito em contos de fadas, contos onde através de uma varinha magica tudo é resolvido, este albicastrense espera que este Centro de Interpretação do Jardim do Paço, não seja uma coisa para “inglês ver”, como o Museu Académico.
As instalações estão feitas e recomendam-se, o velho Passadiço está como nunca esteve, o Jardim do Paço está uma autêntica lindeza, agora só podemos mendigar que tudo isto não caia em saco roto e fique por ali (como aliás é habito) à espera do dia de amanhã para ser colocado em marcha. As eleições são como todos sabemos, tempos em que se pretende vender gato por lebre. Este albicastrense espera que esta inauguração não seja apenas mais uma, mas antes, um passo em frente na defesa e na divulgação do património da terra albicastrense.
Aos responsáveis pela construção deste centro e pela recuperação do velho Passadiço, este albicastrense só pode mesmo dar nota vinte. Todavia não posso deixar de alertar, que não basta construir. 
É necessário dotar o espaço dos meios prometidos e de meios humanos para transformar o sonho em realidade. Se assim acontecer então os albicastrenses e aqueles que se empenharam neste trabalho, estarão de parabéns.
O Albicastrense

2 comentários:

  1. Carlos Vale00:52

    Começo por confessar que ainda não consegui lá ir. O que farei dentro em pouco.
    O que eu sei: No dia seguinte à abertura (Inauguração?)estive com um albicastrense residente em Lisboa, que aproveitando o facto de estar a paasar uns curto dias na sua terra, resolveu ir ver o o tal Centro. Aconteceu que chegou lá e bateu com o nariz na porta. Veio de lá com muito má impressão. Façam a leitura que entenderem...

    ResponderEliminar
  2. Engº Costa e Sousa,João22:34

    Já lá estive em 2015 !
    A minha sensação era a de que seria um complemento para -se se pode dizer!-
    a compreensão do Jardim do Paço e que seria aproveitado pelos visitantes
    certamente para um melhor conhecimento deste Jardim !
    Considero que foi uma visita rápida!Não tinha muito tempo!
    Não pude,portanto,tirar uma conclusão"real" sobre se se podia fazer melhor,
    mas é essencial que tudo o que possa contribuir nesta matéria de sociedade
    sobre a Cidade de Castelo Branco,em minha opinião,será bem vindo.
    Engº Costa e Sousa, João

    ResponderEliminar

ANTIGAS CAPELAS DA TERRA ALBICASTRENSE - «CAPELA DE SÃO PEDRO»

MEMÓRIAS DO BLOGUE MEMÓRIAS DE OUTROS TEMPO Esta capela estava situada nas proximidades do chafariz de S. Marcos, num local ocupado atualmen...