terça-feira, abril 08, 2014

VELHAS CAPELAS DA TERRA ALBICASTRENSE

CAPELA DE NOSSA SENHORA DA AJUDA
(Rua dos Ferreiros)
(Esta ainda existe! Todavia, é como se não existisse...)

Construída no Século XVIII, a Capela da Nossa Senhora da Ajuda apresenta uma elegante frontaria ao estilo barroco e terá (?) sido mandada construir pela família Pina de Carvalho Freire Falcão, mais tarde terá sido adquirida pela Família Tavares Proença, cujos os herdeiros mais tarde a venderam a D. Ana Maria Teixeira Gordino (1).
----------------------------------------
Em setembro de 2008, publiquei uma publicação sobre a capela da Nossa S. da Ajuda, “poust” onde apelava aos responsáveis autárquicos da terra albicastrense, para a necessidade de recuperar esta velha capela.
Aproveitando o facto de estar a relembrar antigas capelas da terra albicastrense e, tendo em conta que nada se alterou no que diz respeito à velha capela, volto de novo a colocar neste blog, (agora aos novos responsáveis autárquicos) a seguinte questão:
Seis anos após ter divulgado este triste caso e nada ter acontecido, não terá chegado a hora de algo ser feito para recuperar a bonita capela?
A reparação das ruas da nossa zona histórica, foi sem qualquer dúvida um passo em diante, contudo, de que nos vale ter boas ruas se tudo o resto está como está !...
As pequenas capelas são hoje coisa raríssima na terra albicastrense, a sua recuperação seria com certeza uma mais valia para a respectiva zona e uma grande alegria para os albicastrenses, a sua recuperação podia incluí-la no roteiro turístico à referida zona histórica.
Será necessário fazer um peditório em Castelo Branco,
para recuperar a capela de Nossa Senhora da Ajuda?

(1). Recolha de dados: “Castelo Branco Na História e na Arte da autoria de Manuel Tavares Dos Santos (1958).
O Albicastrense

Sem comentários:

Enviar um comentário

TESTEMUNHOS SOBRE TOMÁS MENDES DA SILVA PINTO

MEMÓRIAS DA TERRA ALBICASTRENSE Em resposta ao meu apelo para que quem soubesse algo sobre Tomás Mandes da Silva Pinto, recebi os testemunho...