domingo, março 15, 2015

EFEMÉRIDES MUNICIPAIS – XCVI

A rubrica Efemérides Municipais foi publicada entre Janeiro de 1936 e Março de 1937, no jornal “A Era Nova”. Transitou para o Jornal “A Beira Baixa” em Abril de 1937, e ali foi publicada até Dezembro de 1940.
A mudança de um para outro jornal deu-se derivada à extinção do primeiro. António Rodrigues Cardoso, “ARC” foi o autor desde belíssimo trabalho de investigação, (Trabalho que lhe deve ter tirado o sono, muitas e muitas vezes).

O texto está escrito, tal como foi publicado.
Os comentários do autor estão aqui na sua totalidade. 
(Continuação)
A sessão imediata realizou-se em 20 de Setembro. Da acta desta sessão só consta o seguinte: "Sendo aprezentada huma ordem do Juiz da Ordem de Nosso Senhor Jazus Christo desta cidade de Castelo Branco em que requeria que nós prosedessemos a lleição de Fabricario da Fabrica Maior do Lugar de Monforte deste termo na forma seguinte:"

Em primeiro lugar nomearão João Baptista Felis por ter em beins de raiz quatro centos réis, he cazado.
Em segundo lugar Francisco João Rufino, o Mosso, por ter em beins de raiz trezentos mil réis e he cazado.
Em tresseiro lugar Felis Marques Barata cazado que tem em beins de raiz quinhentos mil réis. E mais nada do que isto.
Logo no dia imediato, 21 de Setembro, tornou a Câmara a reunir-se em sessão, simplesmente para, em obediência a determinação do Juiz da Ordem de Cristo, “nomiar Fabricario para a Fabrica Maior da Igreja Matriz do lugar de Malpica”.
Nomearam em primeiro lugar Matias Pires de Gama; em segundo lugar, Manuel Fernandes Vicente; em terceiro lugar, Dias Cabaço; mas desta vez indicaram-nos pela ordem do valor dos bens, pois que os bens de raiz do primeiro valiam um conto de réis, os do segundo trezentos mil réis e os do terceiro duzentos mil réis.
(Continua)

         PS. Aos leitores dos postes “Efemérides Municipais: o que acabaram de ler, é uma transcrição fiel do que foi publicado na época.
      O Albicastrense

Sem comentários:

Enviar um comentário

ANTIGAS CAPELAS DA TERRA ALBICASTRENSE - «CAPELA DE SÃO PEDRO»

MEMÓRIAS DO BLGUE MEMÓRIAS DE OUTROS TEMPO Esta capela estava situada nas proximidades do chafariz de S. Marcos, num local ocupado atualment...