domingo, março 15, 2015

EFEMÉRIDES MUNICIPAIS – XCVI

A rubrica Efemérides Municipais foi publicada entre Janeiro de 1936 e Março de 1937, no jornal “A Era Nova”. Transitou para o Jornal “A Beira Baixa” em Abril de 1937, e ali foi publicada até Dezembro de 1940.
A mudança de um para outro jornal deu-se derivada à extinção do primeiro. António Rodrigues Cardoso, “ARC” foi o autor desde belíssimo trabalho de investigação, (Trabalho que lhe deve ter tirado o sono, muitas e muitas vezes).

O texto está escrito, tal como foi publicado.
Os comentários do autor estão aqui na sua totalidade. 
(Continuação)
A sessão imediata realizou-se em 20 de Setembro. Da acta desta sessão só consta o seguinte: "Sendo aprezentada huma ordem do Juiz da Ordem de Nosso Senhor Jazus Christo desta cidade de Castelo Branco em que requeria que nós prosedessemos a lleição de Fabricario da Fabrica Maior do Lugar de Monforte deste termo na forma seguinte:"

Em primeiro lugar nomearão João Baptista Felis por ter em beins de raiz quatro centos réis, he cazado.
Em segundo lugar Francisco João Rufino, o Mosso, por ter em beins de raiz trezentos mil réis e he cazado.
Em tresseiro lugar Felis Marques Barata cazado que tem em beins de raiz quinhentos mil réis. E mais nada do que isto.
Logo no dia imediato, 21 de Setembro, tornou a Câmara a reunir-se em sessão, simplesmente para, em obediência a determinação do Juiz da Ordem de Cristo, “nomiar Fabricario para a Fabrica Maior da Igreja Matriz do lugar de Malpica”.
Nomearam em primeiro lugar Matias Pires de Gama; em segundo lugar, Manuel Fernandes Vicente; em terceiro lugar, Dias Cabaço; mas desta vez indicaram-nos pela ordem do valor dos bens, pois que os bens de raiz do primeiro valiam um conto de réis, os do segundo trezentos mil réis e os do terceiro duzentos mil réis.
(Continua)

         PS. Aos leitores dos postes “Efemérides Municipais: o que acabaram de ler, é uma transcrição fiel do que foi publicado na época.
      O Albicastrense

Sem comentários:

Enviar um comentário

TESTEMUNHOS SOBRE TOMÁS MENDES DA SILVA PINTO

MEMÓRIAS DA TERRA ALBICASTRENSE Em resposta ao meu apelo para que quem soubesse algo sobre Tomás Mandes da Silva Pinto, recebi os testemunho...