sexta-feira, maio 19, 2017

CAPELA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO

                                                      
Nas imagens que estão neste poste, pode ver-se a antiga capela de Nossa Senhora da Conceição, também conhecida por capela de S. Jorge.
A Capela estava situada na antiga rua da Bela Vista, (local onde hoje se encontra o estabelecimento comercial conhecido por, Casa Zarita), rua que atualmente se chama, de S. Jorge.
O motivo da designação de S. Jorge, tinha a ver com o facto de ali se guardar a imagem do referido santo, (imagem que havia pertencido à igreja de S. Miguel da Sé)
A imagem do santo era conduzida sobre um cavalo na procissão do corpo de Deus. 
A capela pertenceu a D. Joana de Pina e mais tarde ao Dr. Joaquim de Albuquerque Caldeira, foi construída no século XVIII, no estilo barroco e foi demolida no segundo quartel do século XX.

Ps. A imagem número um terá sido captada da zona onde hoje se situa o Montepio Geral, (finais do século XIX). 
A imagem número dois, terá sido captada quando da abertura da avenida Nuno Alvares, (inicio da década de 40). A imagem número três, trata-se de um desenho que se encontra no Museu Francisco Tavares       Proença Júnior (desenho do século XVIII).                       
   Recolha de dados: “Castelo Branco na História e na Arte,
de Manuel Tavares dos Santos.
                                                             O Albicastrense

Sem comentários:

Enviar um comentário

CCCCB, DEZ ANOS APÓS A SUA INAUGURAÇÃO

  UM EDIFÍCIO QUE DEVIA SER MOTIVO DE ORGULHO PARA A TERRA ALBICASTRENSE, ESTÁ COMO AS IMAGENS DOCUMENTAM.  QUEM PASSA À SUA PORTA E OLHA P...