terça-feira, maio 16, 2017

MEMORIAS DO BLOGUE - (IV)


A CARREIRINHA
(Imagem dos finais do século XIX)

Em 2007 publiquei neste blogue um poste sobre a Carreirinha, (fileira de casas que existia nos finais do século XIX, entre o final da rua da Sra. da Piedade e o atual edifício da câmara municipal).
Dez anos depois volto a publica-lo na rubrica: “As memórias do Blogue
Estou de novo a fazê-lo, por entender que os albicastrenses de ontem assim o merecem, e que os albicastrenses de hoje, devem conhecer a terra dos seus  antepassados.                 
                                   --------------------------------------
A carreirinha era uma enfiada de pequenas casas de um só piso, todas do mesmo estilo e construídas em parte de um terreno que tinha sido abonado por um membro da família Rebelo de Albuquerque no ano de 1818, como consta na ata da sessão da câmara de 16 de Agosto 1845.
Algumas destas casas foram vendidas pelo Barão de Oleiros, por previa autorização da câmara, passando quem o adquiriu a pagar uma parte da renda devida, sendo a outra parte da responsabilidade daquele titular, seu primeiro arrendatário.
Com a abertura da avenida Nuno Álvares no início dos anos 30, as casas que constituíam esse bairro “carreirinha” foram deitadas a baixo.
Ainda nos anos trinta, começou a ser construído em parte do mesmo terreno, o saudoso hotel de turismo de Castelo Branco. 

PS. Numa das pequenas casas da Carreirinha, 
      morou um antepassado meu. 
                                   O Albicastrense                               

Sem comentários:

Enviar um comentário

CCCCB, DEZ ANOS APÓS A SUA INAUGURAÇÃO

  UM EDIFÍCIO QUE DEVIA SER MOTIVO DE ORGULHO PARA A TERRA ALBICASTRENSE, ESTÁ COMO AS IMAGENS DOCUMENTAM.  QUEM PASSA À SUA PORTA E OLHA P...