sexta-feira, julho 20, 2018

ANTIGOS ESTABELECIMENTOS DA TERRA ALBICASTRENSE

VAMOS ESCREVER A HISTÓRIA 
DESTE ANTIGO ESTABELECIMENTO COMERCIAL. 
     
A primeira imagem deste poste dá-nos uma vista da rua dos Ferreiros.
A segunda, mostra-nos um local onde em tempos passados existiu um grande estabelecimento comercial, talvez o último grande estabelecimento comercial que existiu na nossa zona histórica.
Contrariamente que é habitual, desta vez não exponho aqui o seu historial, lançando  antes um desafio aos albicastrenses que visitarem este poste.  
Sabe alguma coisa sobre este antigo
 estabelecimento ou sobre o seu proprietário?

Deixe aqui o seu comentário, ao fazê-lo está a contar um pouco da história deste antigo estabelecimento e do passado da terra albicastrense.
                                                   O Albicastrense

6 comentários:

  1. Antonio Ribeiro A rua da minha juventude com a fachada da mercearia do Sr. João Rosa. Belos tempos.

    ResponderEliminar
  2. Este estabelecimento tinha ao lado um outro que era o do sr Monteiro que também vendia mercadoria diversa e fazia esquina com a Rua do Relógio. Na zona residencial em questão considerando a Rua de Santa Maria que começa logo ali e termina na Rua dos Chões só havia um outro comércio que era o do Sr Custódio Pires Tomé - mercearia e vinhos com taberna -.
    Quanto ao estabelecimento do Sr João Rosa era nele que a rapaziada comprava os rebuçados com cromos do jogadores de futebol para preencher as cadernetas. Os rebuçados também tinham outros prémios e havia um que tinha como prémio a bola de futebol que era o sonho da malta e era sempre no final da remessa que saía, pois qundo já havia poucos rebuçados na caixa, comprava-se a totalidade e aí estava a bola. Como mercearia, ali havia de tudo ou quase tudo o que era necessário para o dia a dia de consumo familiar. Ele era muito atencioso, bem como os seus empregados e morava na Rua do Relógio, mais ou menos a meio onde a rua faz um alargamento. Eu morava na rua de santa Maria. Ali, a velha Praça Velha onde apareciam os Robertos e os Saltimbancos com os seus espectáculos. Bons tempos aqueles e que vale a pena Recordar.
    Um abraço
    JJB

    ResponderEliminar
  3. Amigo Joaquim Babtista, bem haja pela sua lição de história. Pena é, que tendo este poste sido visitado por mais de 300 pessoas, apenas duas o comentaram. Um grande abraço deste albicastrense.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo11:38

    Depois co comentário do Sr. Batista, só me resta acrescentar que a mesma começou a funcionar no final de 1940 e esteve aberta até 8 de Janeiro de 1993, data em que faleceu (acidente de viação) o proprietário que era meu tio, Antes da mercearia era a garagem do dono do prédio, o Dr. Lívio Lopes Ferreira. Num dos andares funcionou o Lar da Mocidade Portuguesa Feminina. O estabelecimento do Sr. Monteiro foi tomado de trepasse pelo meu tio, onde só vendia tecidos a metro. João.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo, bem haja pelos dados que aqui deixou. Com estes dados ficamos a saber mais sobre este antigo estabelecimento e sobre o seu dono. Abraço

      Eliminar
  5. Bom dia
    Caro amigo.
    Não tive conhecimento do modo como Sr João rosa faleceu, pois em 1993 eu já não residia em Castelo Branco. Quanto ao facto do Dr Olívio ter ocupado o lugar da loja também desconhecia porque eu ainda tinha tenra idade e já mais crescido e nos anos 40 e tal o Sr. Dr tinha a garagem no prédio que habitava, na Rua de Santa Maria nºs 98 e 100. Tinha um Mercury cor grená . Tive bom relacionamento com ele porque eu era vizinho dele e meu médico.
    Baptista

    ResponderEliminar

ANTÓNIO ROXO - DEPOIS DO ABSOLUTISMO - (12 "ÙLTIMA")

Última publicação do excelente trabalho que António Roxo publicou em antigos jornais da terra albicastrense.   “O Espaço da vida polític...