sexta-feira, agosto 24, 2018

DOCAS OU DEVESA?

A NOSSA  DEVESA 

A questão que aqui deixo só pode ser uma:

"Docas 
ou 
Devesa"?


Uns chama-lhe Docas, outros insistem em chamar-lhe Devesa.

Eu, 
em quando
por cá andar, 
direi sempre bem alto:

DEVESA SEMPRE!
                          
Ps. Comentar esta questão é sinal de amor pela terra onde está ou onde nasceu, como acredito que ama a terra albicastrense, deixe aqui a sua opinião.  
                                                      O Albicastrense   

4 comentários:

  1. Boa noite.
    Ora no local em causa não há nem parece ter havido uma linha de água que permita ou tenha permitido a presença ali de barcos. O local foi e será sempre a DEVESA quer alguém queira ou não.
    Se algum dia ali aparecer um barco ele será de papel que uma criança levará para brincar no hipotético lago formado pelo repuxo ali existente.
    Quem tiver dúvidas do que é uma dica consulte um dicionário ou a NET que é mais fino..
    DEVESA sempre.
    JJB

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Baptista, certíssimo como sempre. Abraço

      Eliminar
  2. Depois de tantos anos de ausência, retornei a Castelo Branco. No local onde centenas de vezes brinquei na minha infância, encontrei as chamadas "docas". Questionei a razão do novo nome e o que pude constatar é que o local deve ter algumas semelhanças com as verdadeiras docas de Lisboa. Semelhanças mas sem aquilo que carateriza umas verdadeiras docas, ou seja, a existência de mar,de um rio ou lago. Ora ali, naquele local, não existe nada semelhante. Então qual a razão do epíteto daquele lugar? Por certo um certo pretensiosismo saloio, típico de um certo provincianismo no pior sentido que a palavra pode ter. Para mim aquilo não é mais do que sempre foi:A Devesa.

    ResponderEliminar
  3. Confesso que também eu ainda hoje não compreende o porquê de Docas, pois por ali nunca "passeou" qualquer oceano. A única explicação que encontro vai ao encontro daquela que você avança. Abraço

    ResponderEliminar

CCCCB, DEZ ANOS APÓS A SUA INAUGURAÇÃO

  UM EDIFÍCIO QUE DEVIA SER MOTIVO DE ORGULHO PARA A TERRA ALBICASTRENSE, ESTÁ COMO AS IMAGENS DOCUMENTAM.  QUEM PASSA À SUA PORTA E OLHA P...