terça-feira, agosto 28, 2018

RUAS DA NOSSA ZONA HISTÓRICA

RUA DO SACO
Esta rua situada nas traseiras do antigo governo civil, não deixa de ser uma das mais interessantes ruas da zona histórica da terra albicastrense. 
Esta pequena rua, curta estreita e sem saída, sustenta três portados quinhentistas e uma casa em ruínas.
O porquê do nome de Rua do Saco não consegui descobrir, porém, na nossa zona histórica existiu em tempos remotos uma rua com este mesmo nome, tenho para mim que quem a batizou, pretendeu perpetuar na memória dos albicastrenses, o nome da antiga rua do Saco?
ANTIGA RUA DO SACO
No livro: “O Programa Polis em Castelo Branco – Álbum Fotográfico” da autoria de António Silveira, Leonel Azevedo e Pedro Quintela d’ Oliveira encontrei alguns dados sobre a antiga rua do Saco. 
“A designação toponímica desta artéria deve-se, muito provavelmente, à sua configuração específica - abre em ângulo recto a partir da fachada lateral da antiga biblioteca municipal, (Praça Camões), e não tem qualquer saída, formando um L invertido, por esta razão assemelha-se a um saco, dai a sua dominação. 
Este arruamento pertence, provavelmente ao século XVI, embora o registo documental mais antigo remonte a um processo inquisitorial de 1628. 
Esta artéria desviou o curso normal da sua história, como espaço público, quando um vereador em exercício, António César de Abrunhosa, requereu em 1890 a supressão do beco denominado rua do Saco (…) no sitio em que uma das suas casas confina com o edifício dos Paços do Concelho. 
Na origem deste pedido está a aquisição de todos os prédios com servidão desse local, pelo conhecido comerciante da praça albicastrense. A Câmara discutiu o assunto e aceitou a perdição. 
Em 1927 o espaço passou de vez para a posse da família Abrunhosa, com a autorização dada pela nossa autarquia para a instalação de um portão na entrada da velha rua”.
Nota Veríssimo Bispo:
Em 2012 os responsáveis pela nossa autarquia voltaram a adquirir a antiga rua do Saco e iniciaram obras de requalificação na velha rua.
 Em 2013 houve fanfarra e foguetes na sua inauguração, (campanha eleitoral autárquica), porém, foi tudo para o inglês ver, pois, no dia seguinte fecharam o portão que dá acesso à pobrezinha e ainda hoje os albicastrenses não põem lá os pés. 

Ps. Resta acrescentar que nesta rua, terá nascido um dos mais ilustres Albicastrenses de sempre.
Segundo J. D. Porfírio Silva no seu livro.”Memorial Cronológico e Descritivo Da Cidade de Castelo Branco” editado em 1838, consta o seguinte sobre esta rua: “O Cardeal da Mota, que nasceu na rua do Saco em umas casas próximas ao celeiro da comenda, aos 4 de Agosto de 1685”.
 O Albicastrense

Sem comentários:

Enviar um comentário

ANTIGAS CAPELAS DA TERRA ALBICASTRENSE - «CAPELA DE SÃO PEDRO»

MEMÓRIAS DO BLOGUE MEMÓRIAS DE OUTROS TEMPO Esta capela estava situada nas proximidades do chafariz de S. Marcos, num local ocupado atualmen...