domingo, abril 07, 2019

A NOTÁVEL VILA DE CASTELO BRANCO

A TERRA ALBICASTRENSE ATRAVÉS DOS TEMPOS

Carta de 1535, de El-Rei D. João III, de honra e mercê e favor da Vila de Castelo Branco. Elevando-a à categoria de Notável, com todas as honras, preeminências, privilégios e liberdades.

Dom Joham etc.
"A quantos esta minha carta vijrem ffaço saber que auemdo eu rrespeito ao nobricimento da minha vijla de Castello Branco e a ser ella húúa das primeiras de meu rrego e de mij grande povoaçam e nella viuerem pessoas muy homrradas e de merecimento e asy ao serviço que hos rreiy passados e eu della temos rrecebidos e ao diante espero rreceber e como por todas estas rrezôôes he digna de rreceber omrra merce e ffavor queremdo lhe fazer graça e merce tenho por bem e a ffaço notávell e quero e me praz que asy se chame e posa chamar noyavell daqui em diamte e que goze e aja e lhe sejam goardadas todallas homrras preminemçias privillegios e liberdades que tem e de que gozam as outras minhas vijllas notáveis em meus regnnos.
E porem mando a todos meus carregedores ouvidores juízes e justiças officiais e pessoas a que ho conhecimento desto pertemcer que cumpram e goardem e ffaçam Inteiramente comprir e goardar esta minha carta como nella he conteúdo sem niso lhe ser posto duujda nem embarguuo algúu porque hasy he minha merce.
E por ffijrmeza dello lha mandey dar per mjm assinada e asellaada do meu sello pemdemte.
Dada em a minha cidade d’ Evora aos iij dias do mês de Julho.
Fernam da Costa a fez. 
Anno do naçimento de Nosso Senhor Jhesuu Christo de jb’xxxb (1535) annos". 
(In A. N. T. T. – Chanc. D. João III., 10ª fl. 147 3º do)                

(DOCUMENTO COM O PORTUGUÊS DE HOJE, ALTERANDO APENAS AS PALAVRAS).
D. João III.
"A quantos esta minha carta virem faço saber que quanto eu respeito ao enobrecimento da minha vila de Castelo Branco, e a ser ela uma das primeiras de meu reino e de minha grande povoação e nela viverem pessoas muito honradas e de merecimento.
Assim ao serviço que dos reinos passados e eu dela temos recebido e ao diante espero receber e como por todas estas razões é digna de receber honra mercê e favor querendo lhe fazer graça e mercê, tenho por bem e a faço notável e quero e me apraz que assim se chame e possa chamar notável daqui em diante e, que goze e lhe sejam guardadas todas as honras preeminências privilégios e liberdades que tem e de que gozam as outras minhas vilas notáveis em meus reinos.
E porem mando a todos meus corregedores, ouvidores, juízes e justiças, oficiais e pessoas a que tenham conhecimento deste perecer, que cumpram, guardem e façam Inteiramente cumprir e guardar, esta minha carta como nela é conteúdo sem nisso lhe ser posto duvida nem embargo algum porque esta é minha mercê.
E por firmeza lha mandei dar por mim assinada e com o meu selo pendente. Dada em a minha cidade d’ Évora aos três dias do mês de Julho. Fernando da Costa a fez. Ano do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo de 1535".
(In A. N. T. T. – Chanc. D. João III., 10ª fl. 147 3º do)

A terra albicastrense foi Vila Notável, durante 236 anos (1535/1771). Em 1771, passou à categoria de cidade, tendo este ano celebrado o seu 248 aniversário.
Ps. Recolha de dados: "Estudos de Castelo Branco".
O Albicastrense

Sem comentários:

Enviar um comentário

ANTÓNIO ROXO - DEPOIS DO ABSOLUTISMO - (12 "ÙLTIMA")

Última publicação do excelente trabalho que António Roxo publicou em antigos jornais da terra albicastrense.   “O Espaço da vida polític...