quarta-feira, abril 17, 2019

EFEMÉRIDES MUNICIPAIS – CXXXIII

A rubrica Efemérides Municipais foi publicada entre Janeiro de 1936 e Março de 1937, no jornal “A Era Nova”. Transitou para o Jornal “A Beira Baixa” em Abril de 1937, e ali foi publicada até Dezembro de 1940. A mudança de um para outro jornal deu-se derivada à extinção do primeiro. António Rodrigues Cardoso, “ARC” foi o autor desde belíssimo trabalho de investigação, 
(Trabalho que lhe deve ter tirado o sono, muitas e muitas vezes).
(Continuação
Sessão de 20 de Julho de 1808.
Nessa sessão, os vereadores deliberaram nomear os avaliadores das ervagens, que haviam de “arrematar no dia de São Tiago” e “outro sim haverão a folha do restolho por baldia”. 
Os avaliadores fizeram o seu serviço e deram conta dele em sessão da Câmara realizada no dia 23. As ervagens foram avaliadas em 1.462.000 réis.
Depois de tomarem conhecimento da avaliação, os vereadores; “determinaram que os arrematadores dos olivais sahirão com o seu gato para ora dos mesmos athé o dia ultimo deste mes incluzivamnete e não poderão entrar com o seu gado para os ditos olivais athé o dia doze de outubro inclusivo”.
Além disse, nomearam almotaceis, para os meses de Agosto, Setembro e Outubro, António Peres de Loureiro e o Dr. José Esteves Povoa, que pelo visto era pau para toda a obra. Agora é a gente que começa a unir-se para fazer guerra aos franceses.
Neste mês de Julho, em obediência a indicação da Junta do Governo, começa a organizar-se aqui um corpo de caçadores e bem pode dizer-se que não houve ninguém que se não apresentasse com as suas armas, se as tinha, para marchar contra os franceses. Logo que se consegui formar um grupo de combatentes, ai vão eles ver onde podiam encontrara soldados de Napoleão e fazer-lhes sentir a rijeza do pulso dos beirões.
As sessões que se seguem são também sem interesse e muito espaçadas.
 (Continua)
PS. Aos leitores dos postes “Efemérides Municipais:
O que acabaram de ler é uma transcrição do que
 foi publicado na época.
O Albicastrense

Sem comentários:

Enviar um comentário

ANTÓNIO ROXO - DEPOIS DO ABSOLUTISMO - (12 "ÙLTIMA")

Última publicação do excelente trabalho que António Roxo publicou em antigos jornais da terra albicastrense.   “O Espaço da vida polític...