quinta-feira, junho 27, 2019

EFEMÉRIDES MUNICIPAIS – CXXXV


A rubrica Efemérides Municipais foi publicada entre Janeiro de 1936 e Março de 1937, no jornal “A Era Nova”. Transitou para o Jornal “A Beira Baixa” em Abril de 1937, e ali foi publicada até Dezembro de 1940.
A mudança de um para outro jornal deu-se derivada à extinção do primeiro. António Rodrigues Cardoso, “ARC” foi o autor desde belíssimo trabalho de investigação, (Trabalho que lhe deve ter tirado o sono, muitas e muitas vezes).

(Continuação)
Sessão de 19 de Julho de 1808.
Nesta sessão ainda foram nomeados os "avaliadores das Ervagens do Conselho, e do povo que se hão-de arrematar dia de São Tiago" e foi nomeado para depositário dos bens do concelho o capitão José Joaquim Pancas. - Gastava-se que nem manteiga com  este capitão Pancas.
Por fim, já depois de encerrada e assinada a acta, aparece mais o seguinte enxerto, que convém seja lido: "Nesta nomearão a José Jorge, José Mendes e Miguel Gregório para avaliarem as searas que pella cavalaria Inglesa foram consumidas com declaração do que pertence a cada Lavrador desta cidade, e termo a fim de se poder requerer por este arbitramento Judicial a paga das mesmas searas".
As searas tinham desaparecido. Os antigos ingleses não estavam com cerimonias: chegavam, viam as searas, atiravam para lá com os cavalos, que as lavavam pelo cheiro. 
A respeito da paga… vão esperando para ver. Logo no dia seguinte, 20 de Julho, apareceram os avaliadores das ervagens como o resultado da avaliação. 
Avaliaram tudo em 1. 293.000 réis. E vamos lá com Deus.

A parece a seguir uma acta de sessão que se diz realizada em 9 de Agosto, na qual se dá Joaquim Pessoa de Amorim como dispensado das funções do cargo de depositário geral das sisas. Décimas, quintos e novos impostos, e se nomeia internamente para o mesmo cargo António José da Cunha, mas a acta não está assinada e ao lado tem a nota: - “Sem efeito – Touro” Aquilo, por tanto, não valeu nada. 
Adiante.

A sessão seguinte realizou-se em 19 de Setembro.
Aparece primeiro, por provisão de 12 de Agosto, dispensado do cargo de vereador João de Mendanha Valadares (que aparece desta vez mais com o rabo-leva de Souto maior) e nomeado para o substituir Fernando da Costa Cardoso Pacheco.
Depois aparece nomeado Francisco José Magro “almotacé para servir com o atual”. Em seguida vem Joaquim José Mendes Fevereiro prestar juramento de bem servir o seu emprego de “correio assistente” e obrigar seus bens presentes e futuros à garantia que tem de prestar, de 160.000 réis por um lado e de 3.300.000 réis por outro.
Para o tempo, era qualquer coisa.
 (Continua)
PS. Aos leitores dos postes “Efemérides Municipais:
O que acabaram de ler é uma transcrição, do que
 foi publicado na época.
O Albicastrense

Sem comentários:

Enviar um comentário

CCCCB, DEZ ANOS APÓS A SUA INAUGURAÇÃO

  UM EDIFÍCIO QUE DEVIA SER MOTIVO DE ORGULHO PARA A TERRA ALBICASTRENSE, ESTÁ COMO AS IMAGENS DOCUMENTAM.  QUEM PASSA À SUA PORTA E OLHA P...