sexta-feira, julho 05, 2019

TOPONÍMIA ALBICASTRENSE

NOVAS RUAS DA TERRA ALBICASTRENSE

António Tavares Lobato Carriço nasceu em Castelo Branco a 30 de Julho de 1913.
Exerceu medicina em Castelo Branco a partir da década de 40 do passado século, simultaneamente foi Professor de Educação Física. Teve consultório na rua J. A. Morão no nº 53, local onde atualmente está instalada uma loja de roupa. Pelo que tive conhecimento, sei que foi pessoa bastante interventiva na terra albicastrense desse tempo. Foi médico, professor de Educação Física, Médico Chefe dos serviços dos Bombeiros Voluntários de Castelo Branco, entre muitas outras atividades que teve ao longo da sua vida. 
Confesso que em criança muitas vezes ouvi falar do Dr. Carriço, pois  passava diariamente à porta do seu consultório. Faleceu no dia 24 de Outubro de 1986.
                                             --------------------------------

Aproveitando este poste, volto a afirmar o que já aqui disse noutras vezes: as placas toponímicas utilizadas pela nossa autarquia, são uma verdadeira porcaria, como aliás se pode ver nas placas aqui postadas .


Contudo, tenho ainda outra crítica a fazer à comissão de toponímia da nossa autarquia (se é que ela existe). Colocar o nome de uma pessoa numa placa é em meu entender homenagear essa pessoa, todavia, colocar lá um nome e depois não colocar a data em que ele viveu e não dizer em que atividade ele se destacou, é pura estupidez. Como não espero que a nossa autarquia me dê ouvido neste triste assunto, pelo menos sempre posso exigir, que não faça dos ilustres homenageados,  pobres desconhecidos da maioria dos albicastrenses de amanhã.
PS. A placa A, é que hoje podemos ver nas novas ruas da terra albicastrense. 
A placa B, é em meu entender a que deveria existir.
 Que pensam os visitantes deste blogue,
  sobre este assunto?
O Albicastrense

9 comentários:

  1. Claro que o meu amigo tem toda a razão no que diz e aconselha. Espero que a autarquia local logo que possivel, venha a colocar nesta e noutras placas topominicas a atividade principal, e datas em que exerceu essas funções, e, que nas próximas placas topominicas tenha sempre esse mesmo cuidado, pois mais vale tarde do que nunca.É bom saber ouvir, acatar e agir de conformidade com a razão e sugestão, só assim será de louvar quem tem poderes para tal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos aguardar, pois como é costume dizer-se, a esperança é a ultima coisa a morrer. Abraço

      Eliminar
  2. Boa tarde caro amigo
    O Dr António Tavares Lobato Carriço antes de ter o consultório na Rua J. A: Morão teve-o na Rua de Santa Maria nº 90, ou seja no rés-do chão da casa dos seus pais, casa essa que hoje se encontra bastante degradada.Ele exerceu a medicina na especialidade de fisiatra, pois tinha bastantes aparelhos para esse efeito e tinha bastante clientela, pois foi também meu médico. Foi também meu professor de ginástica no liceu nos anos 50 e foi ele que introduziu o brut--ball. Jogo de bola bastante duro.Teve um irmão de nome João que na altura teve funções no serviço de cadastro de terrenos. Por residir nessa rua conheci muito bem os pais e irmão.
    Quanto às placas há uma comissão sob a orientação Câmara que reune de vez em quando para decidir sobre a matéria de sugerir novos nomes para novas ruas. Sei que não reune há muito tempo.
    Um abraço JJB
    JJb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Baptista.
      Que posso eu dizer sobre esta sua informação sobre António Carriço? Só me ocorre o seguinte: fico à espera do seu próximo comentário.
      Abraço deste seu amigo

      Eliminar
  3. Manuel Fevereiro
    Eu conheci. morava na Rua J. A. Morão e era o director do então Centro de Saúde Na Rua Frederico Ulrick , na subida para o bairro da Horta d'Ava. Fui muita vez atendido por ele. O pai era Advogado e morava da Rua de santa Maria, Frente ao Centro Artístico Albicastrense.
    (Comentário feito no facebook)

    ResponderEliminar
  4. Manuela Romão
    A casa dos pais era mesmo em frente da casa dos meus pais número 107' Ainda lá está conheci toda a família .na verdade era na rua Santa Maria o Sr Dr António carriço
    Era também o médico da PSP grande senhor , simpático. Foram mais tarde morar para Lisboa onde Ainda o visitei.
    (Comentário feito no facebook)

    ResponderEliminar
  5. Joaquim Lalanda Roseiro Boavida
    O dr. Carriço foi meu professor de Educação Física, em 1954/1955, no Liceu. Foi o inventor de um desporto chamado “Brutoball”. Não tinha regras. Valia tudo menos tirar olhos.
    Mais tarde, em 1962/1963, voltou a ser meu professor. Desta vez foi de “Higiene e Saúde Escolar”, na Escola do Magistério Primário.
    (Comentário feito no facebook)

    ResponderEliminar
  6. José Pereira Lopes
    Foi meu professor de educação física no liceu e a última vez que estive com ele foi na então ARS de Lisboa junto à Praça de Londres. Ser vivo já teria bem mais de 100 anos.
    (Comentário feito no facebook)

    ResponderEliminar
  7. Caro amigo
    Pelo e-mail enviei-lhe uma foto de alguns dos meus professores no liceu nos anos 50 e onde está o Dr. António Carriço.
    Um abraço
    JJB

    ResponderEliminar

ANTIGAS CAPELAS DA TERRA ALBICASTRENSE - (VII)

CAPELA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO "MEMÓRIAS DE OUTROS TEMPOS" E xistiu na antiga rua da Bela Vista, atualmente denominada de S...