sábado, agosto 31, 2019

EXPOSIÇÃO - "O CICLO DO LINHO"

CENTRO DE INTERPRETAÇÃO 
DO 
BORDADO DE CASTELO BRANCO 


Estivo recentemente no Centro de Interpretação do Bordado de Castelo Branco, local onde está instalada uma fantástica exposição  sobre o ciclo do linho. As imagens aqui expostas, mostram-nos alguns pormenores dessa mesma exposição, quando ela ainda estava instalado no  museu Francisco Tavares Proença Júnior. 
Esta exposição foi montada na primeira década do século XX, sobe a responsabilidade de Ana Margarida Ferreira (na altura directora do museu), em colaboração com os trabalhadores do museu.

 Esta exposição foi retirado  do  museu Francisco Tavares Proença Júnior, quando da abertura deste Centro de Interpretação. 
 Confesso que me causa alguma confusão que no local não exista nenhuma informação, sobre  a origem e sobre os autores desta magnifica exposição.
O Albicastrense

4 comentários:

  1. Como o compreendo... também fiquei muito surpreendida com os nomes de albicastrenses atribuídos a "ruas e praças" do Fórum e a falta de descrição da vida e obra dessas pessoas... Penso que a falta só empobrece seja o que for.

    ResponderEliminar
  2. Pedro Miguel Salvado
    Este excelente projecto museográfico das colecções do Museu FTPJ foi totalmente destruído pela CMCB ( Divisão de cultura) .
    Uma vergonha a trasladação ... para o moderno Centro da bordadistica oficial.Bordar não é sinónimo de destituir saberes alheios...
    (Comentário feito no facebook)

    ResponderEliminar

ANTIGAS CAPELAS DA TERRA ALBICASTRENSE - «CAPELA DE SÃO PEDRO»

MEMÓRIAS DO BLOGUE MEMÓRIAS DE OUTROS TEMPO Esta capela estava situada nas proximidades do chafariz de S. Marcos, num local ocupado atualmen...