sábado, março 14, 2020

ENCICLOPÉDIA - (43)


REGISTOS PAROQUIAIS QUINHENTISTAS

Aos XX dias do sobredito mês de junho do sobredito anno eu antonio lopez com licença do vigario boutizei a pedro filho legitimo  de antonio aires botiquario e (de) caterina aires sua molher forão padrinhos os L. francisco lopez e gaspar de soveira e isabel mansa e micia lopez e asinei.
---------------------
Catarina Aires, filha de Filipe Rodrigues (presumivel irmão do Dr. Joao Rodrigues, famoso medico albicastrense mais conhecido por Amato Lusitano), casou a 22-4-1563, na igreja de S. Maria com Antonio Aires, boticario por carta dada em Lisboa a 20-3-1562, depois de ter sido examinado pela L. do Leonardo Nunes fisico-môr de d’ El-Rei D. Sabastiao (in Laços Familiares de Amato Luistano e Montalto pelo Dr. Jose Lopes Dias).
Além do que aqui vai registado foram seus filhos: Isabel Aires que casou 2 vezes, sendo a 1ª com Estacio Coelho e a 2ª com Pedro Lopes de Lucena, critão-novo; Filipe Rodrigues, ilustre medico albicastrense mais conhecido pelo nome de Filipe Montalto; Paulo Aires, casado com Ana Lopes; L. do Francisco de Luna, formado em Medecina pela unvirsidade de Coimbra que foi perseguido pelo Santo Oficio, como cristão-novo e praticante das regras judaicas, saiu reconciliado no auto de fé que se realizou a 2-9-1626 na Ribeira, em Lisboa; L. Diogo da Luna, formado em Leis pela Universidade Coimbra, exilou-se em Anvera, onde casou; e Marquesa de Luna que casou com Fernandes Correia.
O ALBICASTRENSE

Sem comentários:

Enviar um comentário

ANTIGAS CAPELAS DA TERRA ALBICASTRENSE - «CAPELA DE SÃO PEDRO»

MEMÓRIAS DO BLOGUE MEMÓRIAS DE OUTROS TEMPO Esta capela estava situada nas proximidades do chafariz de S. Marcos, num local ocupado atualmen...