domingo, outubro 04, 2020

CURIOSIDADES TOPONÍMICAS DA TERRA ALBICASTRENSE

TOPONÍMIA ALBICASTRENSE

                                                       
Em 1950 os responsáveis pela autarquia de terra albicastrense, resolveram fazer uma autêntica revolução na toponímia da cidade. 
Vai daí, alteraram nomes de ruas, recuperam nomes de ruas que tinham sido removidos durante a implantação da república e colocaram novos nomes em muitas das ruas (assim que puder, irei aqui contar como tudo se passou e as alterações que houve).
Hoje irei apenas divulgar o caso de um largo da terra albicastrense. Largo que durante muitos e muitos anos teve nome de santo, mas cujo o  nome foi usurpado, para o baptizarem de jardim; “José Bento da Costa Albuquerque”.
Desconfio que a mudança tenha acontecido para homenagear alguém ligado à implantação da república em Portugal. Em 1950 em virtude da tal revolução toponímica feita em Castelo Branco, o largo recuperou o nome que tinha anteriormente e voltou designar-se de largo de; (São...). 
Tentei saber quem foi Bento José da Costa Albuquerque, todavia nada descobri sobre este homem. 
A pergunta que aqui deixo para quem quiser responder não é sobre o homem, mas antes, sobre um largo que passou a jardim e o jardim que passou  a largo novamente

Qual o largo que tinha um nome bastante conhecido e
respeitado na terra albicastrense, mas que no início do século XX, 
passou a designar-se de Jardim; Bento José da Costa Albuquerque.
 Mas que em 1950, voltou  ao nome que tinha anteriormente. 

Não prometo um almoço nem um jantar a quem acertar, mas, sempre posso oferecer um cafezito a quem acertar, desde que essa pessoa ao passar por mim na cidade, me recorde o prémio conseguido. A resposta certa só será dada daqui a dois ou três dias, para que todos possam responder. 
                                                                 O ALBICASTRENSE       

3 comentários:

  1. Alvaro Reis
    Nos registos dos pedidos de passsaporte do Governo Civil, aparece um José Bento da Costa Albuquerque, solteiro, da Lardosa. Isto em 1910. Será uma pista? E como não há muitos largos com nomes de santos na cidade, atrevo-me a dizer o de S. João. Senão, é o outro.
    (Comentário feito no facebook)

    ResponderEliminar
  2. Júlia Bispo
    Acho que é largo de S. João.
    (Comentário feito no facebook)

    ResponderEliminar
  3. Meus amigos.
    Parabéns aos dois, pois trata-se do Largo de S. João.
    O Largo teve esse nome durante muitos anos, não sei se por causa da Capela que tinha esse nome, ou se pelo contrario a Capela é que herdou o nome do largo.
    Seja como for, o Largo recuperou o nome mesmo não tendo lá a Capela.
    Obrigado por terem participado.

    ResponderEliminar

ANTIGAS CAPELAS DA TERRA ALBICASTRENSE - (VI)

  CAPELA DE SÃO GÊNS "MEMÓRIAS DE OUTROS TEMPOS"   Sobre esta antiga capela, pouco ou quase nada se sabe sobre sua existência.  ...