quinta-feira, outubro 29, 2020

CURIOSIDADES TOPONÍMICAS

TOPONÍMIA ALBICASTRENSE

Em 1881 decidiu a nossa autarquia deliberar sobre a toponímia da terra albicastrenses, não para colocar qualquer nova denominação (nova rua), mas apenas para se substituírem alguns letreiros.
A ata da sessão em que tal deliberação foi tomada, regista. “Havendo equívoco na designação do nome d’algumas ruas d’esta cidade quando se lhes puseram os dísticos, deliberou a Câmara que se fizessem as seguintes modificações nos letreiros em harmonia com o nome que as ruas tinham.
O letreiro da rua que se encontra com a designação de = paliteiros emendou-se para Pelliteiros = A rua que se lhe segue com o nome de = postigo = designar-se por = Postiguinho de Valladares = A rua de Santa Maria à Devesa, e que se acha designada com o nome de Postiginho = emendar-se para Postigo = Deliberou mais a Camara que a parte habitada da estrada que conduz do Espirito Santo a Abrantes se lhe substituísse o letreiro de = Travessa do Espirito Santo = pelo de = Rua da Granja”.
                                                           O ALBICASTRENSE

Sem comentários:

Enviar um comentário

CCCCB, DEZ ANOS APÓS A SUA INAUGURAÇÃO

  UM EDIFÍCIO QUE DEVIA SER MOTIVO DE ORGULHO PARA A TERRA ALBICASTRENSE, ESTÁ COMO AS IMAGENS DOCUMENTAM.  QUEM PASSA À SUA PORTA E OLHA P...