domingo, novembro 01, 2020

CURIOSIDADES TOPONÍMICAS

 TOPONÍMIA ALBICASTRENSE

No ano de 1862 foram atribuídos nomes a três ruas e um largo já existentes na terra albicastrense, algum deles por proposta do Vereador Castro de Refoios. Logo em  Janeiro a Câmara deliberou:

Que a rua que vai da devesa em direção a S. Marcos se dominasse, Rua Formosa e que no cunhal da casa do Sr. Dr. Agostinho Fevereiro se escrevesse o nome da rua (esta tem agora o nome de João de Deus).
 E na sessão imediata o mesmo vereador propôs que o terreno desde o paredão do passeio da devesa para o lado do quartel de Cavalaria se chame Praça d’ EL Rei o Sr. D. Luís.
Foi aprovada ficando o mesmo Sr. encarregado de mandar colocar a sua inscrição e a da rua formosa onde julgue conveniente. Esta praça, mais conhecida por a Devesa, tem agora o nome de Campo da Pátria (voltou a ter o nome de Devesa). 
Da ata da sessão de 1 de Março seguinte consta que, entre outras, foi aprovado a proposta seguinte: “Que a rua onde moram João dos Santos Caio, José Nunes das Bouças defronte da casa da assembleia se domine, Rua das Flores”.
Esta rua tem hoje o nome de Presidente Sidónio Pais e a associação denominada Assembleia estava instalada em casa na esquina com a rua do Pina, pertencente a família Ordaz Caldeira de Valadares e onde foi construída a Agencia do Banco de Portugal.
O ALBICASTRENSE

Sem comentários:

Enviar um comentário

ANTIGAS CAPELAS DA TERRA ALBICASTRENSE - «CAPELA DE SÃO PEDRO»

MEMÓRIAS DO BLOGUE MEMÓRIAS DE OUTROS TEMPO Esta capela estava situada nas proximidades do chafariz de S. Marcos, num local ocupado atualmen...