sábado, novembro 21, 2020

TOPONÍMIA ALBICASTRENSE

A palavra toponímia é derivada dos termos gregos  (tópos), lugar, e (ónoma), nome, (o nome de um lugar). Toponímia significa o estudo histórico e linguístico da origem dos lugares. A toponímia está intimamente relacionada aos valores culturais das populações, refletindo e perpetuando a importância histórica de factos, pessoas, costumes, eventos e lugares, que ficarão na nossa memória coletiva, como motivo de orgulho para sempre. 

Na Lei vigente, compete às Câmaras Municipais a denominação das Avenidas, Ruas, Praças, Travessas, Becos e Largos, assim como a numeração dos seus edifícios. Situada na zona do castelo, a rua têm o seu início perto da torre do relógio, terminando a mesma na rua Mouzinho Magro, esta rua era antes conhecida, por rua dos “Curraes” (1).  
QUEM FOI O TENENTE VALADIM? 
Eduardo António Prieto Valadim, nasceu em Lisboa a 13 de Julho de 1856, em 1884 foi como militar servir Portugal, para a antiga província ultramarina de Moçambique, tendo participado em várias batalhas no sertão Moçambicano.
O seu nome ficaria para a história pelo facto de ser incumbido de comandar uma expedição a vários régulos e, a despeito do êxito alcançado junto de alguns, foi friamente decapitado pelo ”régulo Mataca", em Janeiro de 1890. Resta acrescentar que depois de “cabeça cortada” justiça na terra, hoje praticamente todas as nossas cidades têm uma rua com o nome de Tenente Valadim, não sabendo porém os habitantes, quem foi Tenente Valadim.
Nota:  Régulo Mataca, dominava enormes áreas do sertão Moçambicano, e foi sempre um feroz inimigo de Portugal, diversas expedições foram organizadas para o combater – "pacificar, era o eufemismo usado na altura”, em finais do século XIX e princípio do seguinte.

(1)       -  Currais - (origem controversa)
Área descoberta cercada ou recinto coberto fechado onde se 
recolhe o gado.
O Albicastrense

1 comentário:

ANTÓNIO ROXO - DEPOIS DO ABSOLUTISMO - (12 "ÙLTIMA")

Última publicação do excelente trabalho que António Roxo publicou em antigos jornais da terra albicastrense.   “O Espaço da vida polític...