terça-feira, novembro 03, 2020

CURIOSIDADES TOPONÍMICAS

A NOSSA DEVESA

         “A HISTÓRIA TOPONÍMICA DE UM LUGAR

Na historia da toponímia da terra albicastrense, temos ruas, praças ou lugares que mudaram de nome várias vezes ao longo dos tempos, a Devesa é um desses casos.
A “DEVEZA” como na altura se escrevia, consta em atas camarárias da autarquia albicastrense pelo menos desde 1655; “a Devesa ia nesses tempos, desde a atual rua Tenente Valadim até ao lugar a que hoje designamos por Cansado“.
Em 1862 o Vereador Castro de Refoios propôs à restante vereação, que o terreno desde o paredão do passeio da Devesa para o lado do quartel de Cavalaria se chame "Praça d’ EL Rei o Sr. D. Luís"
O nome terá sobrevivido cerca de meio século, uma vez que a meio do século XX a Praça foi remodelada e passou a ser designado por, "Campo da Pátria".
Contudo, quer o primeiro quer segundo nome, nunca foram muito do agrado dos albicastrenses, pois a grande maioria dos albicastrenses continuava a chamar ao local;
Devesa.
Posso até dar um exemplo: o meu pai fazia cadeiras para vender no mercado semanal da Devesa, todas as segundas feiras, lá vinha eu a minha mãe o meu pai com uma dúzia de cadeiras nos braços, desde a rua do padre Américo “Cansado” até à Devesa vender cadeiras.
Já neste século depois da remodelação, foram colocadas no local duas placas pela nossa autarquia com a designação de Devesa. Quanto à denominação “Docas”, que me desculpe quem a designar por esse nome mas tal designação não faz qualquer sentido, na minha modesta opinião é uma besteira trocar um nome secular,  por um nome que nada diz ao local.
O ALBICASTRENSE

2 comentários:

  1. Salete Afonso
    Para mim, será sempre a Devesa.... Isso de docas é para quem está de frente para o mar❗😉
    (Comentário feito no facebook)

    ResponderEliminar

ANTÓNIO ROXO - DEPOIS DO ABSOLUTISMO - (12 "ÙLTIMA")

Última publicação do excelente trabalho que António Roxo publicou em antigos jornais da terra albicastrense.   “O Espaço da vida polític...