quinta-feira, novembro 05, 2020

APONTAMENTOS HISTÓRICOS SOBRE CASTELO BRANCO

A TERRA ALBICASTRENSE NO PASSADO

Em 1385, achando-se o Infante D. Dinis, filho de D. Pedro I e de D. Inês de Castro, em Covilhã onde havia entrado com tropas castelhanas instituindo-se Rei de Portugal, foi-lhe enviado de Castelo Branco, pelo Condestável D. Nuno Alvares Pereira, a seguinte carta:

“Nuno Álvares Pereira, Conde de Barcelos, de Ourem e de Arraiolos Condestável  por meu Senhor El-Rei de Portugal e seu Mordomo-Mor, me encomendo em vossa graça e mercê: Eu vos faço saber que a mim me e dito que vão sois vindo com muitas gentes ao reino de meu Senhor El-Rei e fazeis nele guerra, mal e dano: e ainda o pior é por onde vides vos chamais Rei de Portugal do que muito me maravilho e pareceu-me que se, do vosso conselho só, tal nome tomaste, que o devereis melhor de cuidar e se vo-lo outrem aconselhou entendo que vos não aconselhou verdadeiramente porque para homem do vosso estado é coisa feia e vergonhosa: e porem eu sentindo muito estas coisas que são contra o serviço do meu Senhor El-Rei sou vindo a esta terra para vo-las contrariar com a ajuda de Deus e hoje, dia da leitura desta carta, cheguei aqui a Castelo Branco e enviovo-la a dizer para serdes disso certo e rogo-vos e peço-vos que não hajas por nojo um pouco vos deter porque Deus querendo eu serei convosco daqui a três dias pouco mais ou menos”.
O ALBICASTRENSE

Sem comentários:

Enviar um comentário

ANTIGAS CAPELAS DA TERRA ALBICASTRENSE - «CAPELA DE SÃO PEDRO»

MEMÓRIAS DO BLOGUE MEMÓRIAS DE OUTROS TEMPO Esta capela estava situada nas proximidades do chafariz de S. Marcos, num local ocupado atualmen...