sábado, novembro 07, 2020

APONTAMENTOS HISTÓRICOS SOBRE CASTELO BRANCO

AMOR E MORTE EM CASTELO BRANCO NO SÉCULO XVI

No século XVI o castelo foi teatro da seguinte tragédia: D Fernando de Meneses, Comendador da Ordem de Cristo e Alcaide-Mor de Castelo Branco, combinou com Manuel de Fonseca Coutinho, Alcaide-Mor de Idanha-a-Nova, contrair matrimonia cada um deles com a irmã do outro. Surgiram, porem, entre ambos, graves desavenças que obstaram aos casamentos.

Desvairado pelo ódio, Manuel de Fonseca Coutinho entrou clandestinamente no castelo pela Porta da Traição e matou D. Fernando de Meneses e os seus criados Bernardo da Silva e Manuel de Matos. Para o julgamento do crime deslocou-se de Lisboa a Castelo Branco uma alçada de desembargadores com cinquenta homens de guarda. 
O réu foi condenado a ser degolado em efígie por se achar ausente, nas custas do processo e a indemnizar os herdeiros de D. Ferrando de Meneses com dez mil cruzados a cada uma das famílias dos dois criados com quatro mil cruzados.
Decorrido algum tempo, Manuel de Meneses Coutinho foi indultado pelo Rei D. João IV com a restituição das suas honrarias mas proibido de residir em Castelo Branco e em sete léguas em redor. Fixou residência em Oledo onde possuía avultados bens.
Porfírio da Silva atribuiu a este episódio a origem do nome da Porta da Traição, que já existia anteriormente como em muitos outros castelos. Era por essa porta de comunicação com uma galeria subterrânea, que os defensores da fortaleza podiam sair para os campos, nas ocasiões de assédio, quando reconheciam a impossibilidade de defesa.
O ALBICASTRENSE

Sem comentários:

Enviar um comentário

ANTIGAS CAPELAS DA TERRA ALBICASTRENSE - (VII)

CAPELA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO "MEMÓRIAS DE OUTROS TEMPOS" E xistiu na antiga rua da Bela Vista, atualmente denominada de S...