domingo, janeiro 17, 2021

APONTAMENTOS HISTÓRICOS SOBRE CASTELO BRANCO

FONTANÁRIO DAS AGUAS FÉRREAS DA GRANJA

194 ANOS DEPOIS 

(17 DE JANEIRO DE 1827  - 17 DE JANEIRO DE 2021)

No dia 17 de Janeiro de 1827, os habitantes de Castelo Branco veem satisfeito um antigo anseio, que consistia na construção do Fontanário das Aguas Férreas da Granja.
Esta solicitação foi subscrita por muitos albicastrenses, que se constituíram numa extensa Comissão, a qual, no dia 25 de Agosto de 1826 apresentaram ao juízo de Fora e ao seu Almoxarife da Comenda de Santa Maria do Castelo, Dr. António Manuel da Silva Crespo, o respetivo pedido. O povo da cidade de Castelo Branco responsabilizou-se pelas despesas inerentes à construção do chafariz. A obra ficou concluída em 1829.
O ALBICASTRENSE

2 comentários:

  1. Amigo Veríssimo Bispo,
    vai-me desculpar mas devo esclarecer que a fotografia aqui publicada nada tem a ver com o texto do Blog. São realidades diferentes.
    Esta fotografia é do verdadeiro Chafariz da Granja (em ruínas). O Chafariz das Águas Férreas era uma modesta fonte que se situava ao fundo da Avenida Afonso de Paiva. O Chafariz da Granja mudou de sítio e hoje está perto do Hospital. O Chafariz da Águas Férreas foi arrasado por ignorância ou falta de sensibilidade. A “Reconquista”, em 01-10-1993, publicou um excelente trabalho, muito esclarecedor. Desse trabalho é esta fotografia do Chafariz das Águas Férreas, da autoria de Amadeu Mota Saraiva.
    (Comentário feito no facebook).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem razão no que afirma amigo Boavida.
      A imagem publicada é do Chafariz da Granja e não do Fontanário das Águas Férreas. Vou tentar consultar a edição do jornal Reconquista para ler o trabalho de que fala, pois não me lembro de ler esse trabalho.
      Bem-haja pela correlação.
      Abraço

      Eliminar

ANTÓNIO ROXO - DEPOIS DO ABSOLUTISMO - (12 "ÙLTIMA")

Última publicação do excelente trabalho que António Roxo publicou em antigos jornais da terra albicastrense.   “O Espaço da vida polític...