sexta-feira, janeiro 08, 2021

APONTAMENTOS HISTÓRICOS SOBRE CASTELO BRANCO

 RECORDAR ALBICASTRENSES DO PASSADO

Faleceu no dia 7 de Janeiro de 1916 em Castelo Branco, José António Grilo, que era o decano dos comerciantes albicastrenses e prestigioso proprietário da conceituada firma comercial “José António Grilo & Filhos”. Fundada em 1858. 
Abastado proprietário, era uma pessoa deveras considerada, pelo fino porte e trato afável. Trabalhador infatigável e muito perspicaz, era uma pessoa muito respeitada em todo o concelho. Era membro da irmandade da Santa Casa de Misericórdia, de Castelo Branco, da qual foi Provedor, interino, em 1910 e, posteriormente Provedor substituto. 
                            ---------------------------------------------------------------------
Curiosamente  eu conheci e convivi com um dos filhos de José António Grilo entre 1976 e finais dos anos 90 do passado século. Homem a quem chamávamos simplesmente, Grilo. Muitas foram as vezes que numa carrinha que ele tinha, eu e alguns amigos comuns, fomos a Lisboa ver jogos de futebol. Certa vez, disponibilizou-se para ir com alguns trabalhadores do nosso museu (entre os quais estava eu), para nos transportar a Lisboa na carrinha, local onde tínhamos assuntos para resolver que diziam respeito aos trabalhadores do museu. 
Na vinda para Castelo Branco, aconteceu o imprevisto,  esqueceu-se de abastecer a carrinha e ficamos apeados em Mora. Como era de noite e nada sabíamos de mecânica, tivemos que chamar um mecânico para desforrar a carrinha, só regressamos a Castelo Branco pelas tantas da madrugada. 
O Grilo tinha um casarão deixada pelos pais no Largo de S. João, local, onde hoje está instalada a sede do Clube de Castelo Branco. Ele era um ser humano simplesmente fantástico, pois estava sempre disponível para ajudar quem necessitava. 
Segundo penso, terá morrido no Algarve, local onde um filho ou filha, tinha um pequeno bar.
O ALBICASTRENSE

Sem comentários:

Enviar um comentário

CCCCB, DEZ ANOS APÓS A SUA INAUGURAÇÃO

  UM EDIFÍCIO QUE DEVIA SER MOTIVO DE ORGULHO PARA A TERRA ALBICASTRENSE, ESTÁ COMO AS IMAGENS DOCUMENTAM.  QUEM PASSA À SUA PORTA E OLHA P...