domingo, janeiro 09, 2022

MEMÓRIAS DA TERRA ALBICASTRENSE

ABERTURA DA RUA DA PEQUEIXADA.

O nome de Paqeixada, aparece pela primeira vez no livro de posturas do concelho de Castelo Branco em 1620. 

Esta zona da cidade, é uma espécie de patamar para a Devesa e em termos de arruamento, nada significou durante muito tempo, estando ela muito ligada em tempos a um poço de água salobra, com algumas virtudes medicinais, (segundo alguns dizeres) situado ao fundo da actual Rua D. Dinis.
A Rua D. Dinis, não apagou a tradição da designação de Paqueixada, com que ainda hoje os albicastrenses mais idosos se referem a ela.
O referido arruamento, nasceu do corte perpendicular com a Rua Abrunhosa, em finais dos anos 40. Este arruamento veio a facilitar a entrada na zona medieval da cidade (e vice-versa) e transformou-se numa zona comercial, com alguma importância, nos anos que se seguiram. As imagens aqui apresentadas, contam a transformação da pequena rua, nos anos 40.
PS.  Gostaria de realçar o trabalho de todos aqueles que ao longo dos tempos nos deixaram estas imagens, pois sem elas, seria muito mais difícil contar a história da terra albicastrense
                                                      O ALBICASTRENSE

Sem comentários:

Enviar um comentário

ANTIGAS CAPELAS DA TERRA ALBICASTRENSE - «CAPELA DE SÃO PEDRO»

MEMÓRIAS DO BLOGUE MEMÓRIAS DE OUTROS TEMPO Esta capela estava situada nas proximidades do chafariz de S. Marcos, num local ocupado atualmen...