terça-feira, março 28, 2023

TOPONÍMIA ALBICASTRENSE

AVENIDA GENERAL RAMALHO EANES

A terra albicastrense tem desde o dia em que celebrou o seu 252 aniversário como cidade, um novo patrono na sua toponímia. O acontecimento teve honras de cobertura nos órgãos da comunicação local. Esta nova Avenida General Ramalho Eanes, substitui como todos sabem, parte da antiga rua designada como Estrada do Montalvão. 

Tenho para mim, que a mudança de Estrada do Montalvão para Avenida General Ramalho Eanes, tem o apoio da quase totalidade dos albicastrenses, uma vez, que o novo patrono é  uma das  personalidades mais amadas pelos albicastrenses. Ramalho Eanes esteve presente na cerimónia de descerramento da placa toponímica. 

Como não estive presente no evento, foi hoje captar algumas imagens da nova placa toponímica. Ao captar as imagens, dei comigo a coçar a cabeça e a pensar. “Olha que este patrono tem muita sorte! - ”Pois tem placa com pedestal em granito, e nele estão inscritos os dados sobre o general, coisa que defendo para todas as placas toponímicas da cidade, mas que infelizmente os nossos autarcas não querem saber". Todavia as surpresas não acabam aqui, pois num espaço com pouco mais de 500 metros, contei 4 pilares entre as Tílias e a rotunda que dá para o Bairro do Valongo.


Uma autêntica fartazana de placas, num espaço com com cerca de 500 metros!
Só espero que os outros patronos, não se zanguem pela desigualdade de tratamento toponímico
😅  😆  😇  😃

ALBICASTRENSE

4 comentários:

  1. João Barata16:05

    Que fartura!! Mas fico feliz com a homenagem e mais tendo sido em vida naquela que é, em minha opinião, a avenida mais bonita da cidade (os amantes da Nuno Álvares vão discordar de mim hehe).

    Chegou a falar-se na doença das palmeiras e no abate iminente das mesmas mas, pelos vistos, estão de boa saúde e continuam de pé. E o novo parque vai dar ainda mais alegria ao local.

    Bem-haja pelo registo Sr. Veríssimo, desconhecia a re-nomeação da avenida.

    ResponderEliminar
  2. Francisco Vilela21:44

    Nunca estão contentes com nada. Se há é porque há, se não há é porque não há e devia haver. As vossas casas devem ser realmente um encanto de tão bem governadas. Se gastassem o vosso tempo a fazer algo de útil em vez de criticar, de certo o mundo estaria bem melhor e a guerra já teria terminado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Francisco Vilela.
      Se quisesse podia ser desagradável consigo. Se o fizesse, provavelmente o meu amigo iria ficar “magoado” comigo, como eu fiquei com o seu comentário. Por isso, vou simplesmente dizer-lhe que apenas constatei uma realidade e nada mais que isso. Deixe que lhe pergunte o seguinte: Estamos ou não num sistema democrático, sistema que nos permite apoiar ou discordar daquilo que acontece na nossa terra? Tal com disse anteriormente, não vou falar do que se passa na minha casa, nem como gasto o meu tempo útil, nem da guerra, assuntos de que o meu amigo parece ser sabedor.
      Abraço e deixe sempre que queira aqui os seus comentários.

      Eliminar

ANTIGAS CAPELAS DA TERRA ALBICASTRENSE - (IX - Última)

"MEMÓRIAS  DE OUTROS TEMPOS" CAPELA DE S. JOÃO A primitiva construção da Capela de S. João data do século XVI. O culto de...