sábado, outubro 07, 2023

ÁLBUM FOTORÁFICO DO CHAFARIZ DE S. MARCOS


 CHAFARIZ DE SÃO MARCOS

ATRAVÉS  DOS TEMPOS


(ÁLBUM FOTOGRAFICO DE UMA RELÍQUIA DA TERRA ALBICASTRENSE) 

Construído em finais do século XVI, numa época em que os arrabaldes da antiga vila de Castelo Branco cresciam e havia a necessidade de efetuar um melhor aproveitamento das águas nascentes, assim como dos velhos poços existentes na vila.
O velho chafariz de S. Marcos (inicialmente conhecido por chafariz da Defesa), é composto por um espaldar definido por duas pilastras ladeadas por volutas que assenta num tanque retangular em péssimo estado. 
O chafariz apresenta elementos decorativos, inspirados na arquitetura manuelina, no espaldar estão gravados relevos com a representação do escudo nacional, ladeado à direita pela esfera armilar e à esquerda por flores-de-lis sob a Cruz de Cristo.
J. A. Porfírio Silva, no seu "Memorial Chronológico e Descriptivo da Cidade de Castelo Branco", diz o seguinte sobre o velho chafariz.
O chafariz de São Marcos é assim denominado por estar próximo à capella de S. Marcos. A sua água que sai por uma só bica, é salobra e pouco asseada, e por isso só serve para usos muito ordinários, e para os gados beberem. Tem a nascente na encosta do Castelo, d'onde corre por um cano subterrâneo até ao seu destino, exceto no rigor do estio em que seca totalmente. 
A construção deste chafariz por ser bastante ordinário nada tem de notável; e à vista da pedra d'armas que nele se acha muito sitiante á que existe na casa da camara, pôde-se presumir que a edificação será da mesma época”, (palavras pouco elogiosas, para o nosso velho chafariz).

Resta acrescentar, que o velho chafariz está classificado como; IIP (“Imóvel de Interesse Público”,) pelo decreto nº 95/78, DR, I Série, n.º 210, de 12-09-1978).
 
O ALBICASTRENSE

Sem comentários:

Enviar um comentário

MEMÓRIAS DA TERRA ALBICASTRENSE

  CONSTRUÇÃO DO CINE-TEATRO AVENIDA (1950/1954) 😍 😊 😇 😅 Recordar gente que muito contribui para o engrandecimento da terra albicastr...