terça-feira, dezembro 05, 2023

MEMÓRIAS DA TERRA ALBICASTRENSE

        A PORTA DO OURO  

     DA ANTIGA 

  URBE ALBICASTRENSE.


                                   (MAQUETE DE JÚLIO VAZ DE CARVALHO) 

 

Recentemente o presidente da nossa autarquia, avançou com a ideia de voltar a erguer no castelo, a antiga porta do Ouro, assim como 30 metros da antiga muralha. Por entender que a história nestas ocasiões tem de ser recordada, vou dar a conhecer a portaria que a pedido dos responsáveis da nossa autarquia da época, o governo de então, deu luz verde aos seus responsáveis para arrasar a muralha e as portas da cidade. A pedra da muralha foi vendida pedra a pedra, para construção de casas na cidade.

"A 17 de junho de 1835, o governo  a pedido da autarquia albicastrense, faculta aos responsáveis da cidade, apear os arcos e parte da muralha da cidade". 
 Arrasou-se dessa maneira relíquias arqueológicas, com centenas e centenas de anos, muitas das portas poderiam ter sido conservadas sem perigo de nenhuma espécie. 
Nesse tempo existia o furor do manda abaixo, furor que se tem repetido e repetido ao longo dos anos. Se realmente a porta vier a ser erguida, este albicastrense apela para que não demore uma eternidade, pois gostaria de passar por ela antes de eu sair de cena.
PS. A porta do ouro, é a que está assinalada por uma seta
 na imagem.

O ALBICASTRENSE

1 comentário:

TESTEMUNHOS SOBRE TOMÁS MENDES DA SILVA PINTO

MEMÓRIAS DA TERRA ALBICASTRENSE Em resposta ao meu apelo para que quem soubesse algo sobre Tomás Mandes da Silva Pinto, recebi os testemunho...