segunda-feira, dezembro 29, 2008

ALBICASTRENSES ILUSTRES - XII


JOÃO HENRIQUES DE PAIVA
Filho do famigerado medico albicastrense Manuel Joaquim Henrique de Paiva e ele mesmo distinto medico, nasceu em Castelo Branco em fins de do século XVIII. Formou-se pela Universidade de Coimbra.
Traduziu do latim reflexões acerca da doutrina de Brown do Dr. João Pedro Frank, para servir de continuação á obra de seu pai, “Pratica medica browniana“, publicou a tradução em 1803. Faleceu em Belém (Lisboa) em 1833. Por excepção possui a Biblioteca de Castelo Branco a tradução que este Paiva (e não o Manuel Joaquim Henriques de Paiva, como dizem alguns biógrafos) fez do livro de Frits Compendio de enfermidades venéreas, em dois volumes, dicção de 1802.
Muito pouco se sabe de João Henriques de Paiva, no entanto sabemos que descendia de uma das mais importantes famílias da nossa região durante os séculos XVII e XVIII. Seu pai Manuel Joaquim Henrique de Paiva ilustre medico, foi destituído de todos os seus cargos e honras por ter demonstrado simpatias por Napoleão, mais tarde viria foi reintegrado de todos os cargos e honras, no entanto preferiu ir para o Brasil onde morreu em 1819.
O Albicastrense

Sem comentários:

Enviar um comentário

ANTÓNIO ROXO - DEPOIS DO ABSOLUTISMO - (12 "ÙLTIMA")

Última publicação do excelente trabalho que António Roxo publicou em antigos jornais da terra albicastrense.   “O Espaço da vida polític...