segunda-feira, dezembro 15, 2008

UM VELHO POTE


Após a publicação do post, a que dei o nome, “Notícias publicadas por jornais da minha cidade” em que abordava duas pequenas noticias, publicadas pelo antigo jornal “Notícias da Beira” no dia 8 de Junho de 1916.
Fui contactado por alguém que me informou da existência de um pote(ou Talha), no jardim do Governo Civil, que parecia ser o pote referenciado numa das noticias de 1916.
Tentei saber se a informação era verdadeira… após alguns contactos, constatei que efectivamente existia naquele jardim um pote de barro à muitos e muitos anos.
Como nada percebo de cerâmica nem de potes de barro, tentei saber junto de pessoa amiga, (Pedro Salvado) com conhecimento nesta área, qual a importância deste pote… e se não se justificaria a sua devolução,( a ser o referido pote) ao local para onde foi transportado quando da sua descoberta; O Museu Francisco Tavares Proença. A resposta não podia ser mais clara; o lugar do pote é no Museu da nossa cidade, local para onde foi em 1916, e de onde nunca deveria ter deixado de estar.
A ideia que tenho deste triste episódio è de que; com a mudança do museu do edifício do governo civil, para o actual edifício,(Paço Episcopal) nos anos 70, alguém se esqueceu ou ignorou, este pote de barro com cerca de 400 anos. A hora é de agir e não de perguntar o porquê deste abandono… aos responsáveis culturais da nossa cidade, pede-se urgência na devolução desta velha talha ao museu da cidade.
Meus senhores!!
a batata está agora nas vossas mãos… a continuação deste pote no local onde actualmente se encontra, é um insulto à memória daqueles que em 1916 o ofereceram de forma desinteressada à sua comunidade.

O Albicastrense

2 comentários:

  1. Anónimo08:59

    acho que quem deve tratar deste caso é o secretário do G.Civil e conselheiro de PR Joaquim Morão

    ResponderEliminar
  2. Anónimo21:35

    Parabéns pela investigação.

    ResponderEliminar

CCCCB, DEZ ANOS APÓS A SUA INAUGURAÇÃO

  UM EDIFÍCIO QUE DEVIA SER MOTIVO DE ORGULHO PARA A TERRA ALBICASTRENSE, ESTÁ COMO AS IMAGENS DOCUMENTAM.  QUEM PASSA À SUA PORTA E OLHA P...