domingo, abril 29, 2012

EFEMÉRIDES MUNICIPAIS - LIX



A rubrica Efemérides Municipais foi publicada entre Janeiro de 1936 e Março de 1937, no jornal “A Era Nova”. Transitou para o Jornal “A Beira Baixa” em Abril de 1937, e ali foi publicada até Dezembro de 1940. A mudança de um para outro jornal deu-se derivada à extinção do primeiro. António Rodrigues Cardoso, “ARC” foi o autor desde belíssimo trabalho de investigação, (Trabalho que lhe deve ter tirado o sono, muitas e muitas vezes).

O texto está escrito, tal como foi publicado.
Os comentários do autor estão aqui na sua totalidade.

(Continuação)
Nesta sessão de 18 de Abril aparece-nos isto, que não deixa de ser curioso:
Foy apresentada huma carta precatoria do Doutor Corregedor desta Câmara que serve de Superintendente das Cautellarias em que declara, que por haver falta de algumas Egoas obrigadas da lista nesta cidade e Alcains requeria que averiguando as pessoas mais abonadas que pudessem contribuir com o mesmo encargo delas se fizesse relação que se lhe remeteria”.
E a seguir lá vem a relação das pessoas mais abonadas.
A primeira chamava-se Manuel Marques Simões, mas não se percebe a quanto montavam os seus haveres, porque sobre as linhas donde isso constava caiu água ou coisa que o valha, o que fez desaparecer por completo as letras.
A segunda pessoa era “Filipe Severino de Oliveyra” e atribui-se-lhe a fortuna de dez mil cruzados.
A terceira chamava-se Álvaro de Azevedo, que “pela fazenda que tem nesta cidade”, tinha nada menos de “sincoenta mil cruzados”.
A quarta era de Monforte. Era o Capitão Miguel Dias Lopes “com quatro mil cruzados em bens de raiz”.
A quinta era Francisco Lopes Raposo, “o velho, com cincoenta mil cruzados nos ditos bens”.
A sexta era “Matheus Lopes Clemente, de Escalos de Baixo, com quatro mil cruzados dos ditos bens”.
A sétima era “Dom João Rodrigues Mozinho Topete de Castello de Vide, do Monte de São Luiz que tem no limite do dito lugar (Escalos de Baixo) vinte mil cruzados”.
E não se indicava mais nenhuma pessoa abonada. Possuíam alguma coisa, vamos lá, porque é preciso atender ao valor da moeda na época. Em todo o caso, depois disse formaram-se por aqui fortunas muitíssimo maiores em bens de raiz.
(Continua)

PS. Mais uma vez informe os leitores dos postes “Efemérides Municipais”, que o que acabou de ler é, uma transcrição fiel do que foi publicado na época.
O Albicastrense

Sem comentários:

Enviar um comentário

CCCCB, DEZ ANOS APÓS A SUA INAUGURAÇÃO

  UM EDIFÍCIO QUE DEVIA SER MOTIVO DE ORGULHO PARA A TERRA ALBICASTRENSE, ESTÁ COMO AS IMAGENS DOCUMENTAM.  QUEM PASSA À SUA PORTA E OLHA P...