segunda-feira, abril 15, 2013

A ERMIDA DA NOSSA SENHORA DE MÉRCOLES - I

Muito já li e ouvi falar sobre a Ermida da Senhora de Mércoles, por isso, o poust que hoje aqui publico, só podia ser sobre a referida ermida.
Do muito que já li sobre a ermida da Nossa Senhora de Mércoles, quero partilhar com aqueles que visitam este blog, as palavras que José Ribeiro Cardoso escreveu no seu livro; “Castelo Branco no seu Alfoz”.

Contudo falar da ermida da Senhora de Mércoles e não falar da romaria que todos os anos se realiza em sua honra, era quase como ir Roma e não ver o Papa.
Palavra que este albicastrense sente saudades das romarias dos tempos da sua meninice, tempos em que as famílias se deslocavam em peso para o local com o cabaz cheio de boas iguarias, para ali se deliciarem à sombra dos velhos sobreiros.
Que tristeza ver esta centenária romaria, transformada numa espécie de mercado das segundas-feiras que se realiza na terra albicastrense.
Dirão alguns que são sinais dos tempos! Talvez... todavia este albicastrense confessa que o desalento lhe invade a alma, sempre que ali se desloca.
O Albicastrense

1 comentário:

  1. Anónimo21:54

    E o mais triste é que o atual presidente da camara e o seu e vice usam esse espaço religioso para fazer campanha eleitoral.

    ResponderEliminar

TESTEMUNHOS SOBRE TOMÁS MENDES DA SILVA PINTO

MEMÓRIAS DA TERRA ALBICASTRENSE Em resposta ao meu apelo para que quem soubesse algo sobre Tomás Mandes da Silva Pinto, recebi os testemunho...