quarta-feira, abril 03, 2013

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE CASTELO BRANCO


EXPOSIÇÃO
O ESTADO NOVO E AS MULHERES

Na Biblioteca Municipal de Castelo Branco, está patente ao publico até 4 de abril, a exposição: “O Estado Novo e as Mulheres”.
Visitei esta exposição (tardiamente) e confesso que gostei muitíssimo do que vi, por isso, recomendo a quem visitar este blog, que deixe a comodidade da cadeira onde está sentado, desligue o computa e vá até là (rapidamente... pois, ele termina amanhã).

A mostra, cedida pelas Bibliotecas de Lisboa, estará patente ao público no 1º piso do edifício. Pretende ser uma viagem ao passado para compreender qual o papel da mulher nesta época.
O Estado Novo, à semelhança das ditaduras nazi e fascista, instaladas na Europa nos anos 30, abordou a questão da mulher como uma questão de estado.
O Programa, o discurso e as práticas relativas à formação de uma elite feminina e à organização e mobilização das mulheres manifestam o empenho ideológico do regime no género. A Obra das Mães para a Educação Nacional, a Mocidade Portuguesa Feminina e o Movimento Nacional Feminino, em contextos diversos, constituíram frentes fundamentais do regime. As primeiras no processo de consolidação, a última no esforço de apoio psicológico à guerra colonial que prenuncia a agonia do Estado Novo.Através de todas elas, o protagonismo feminino surge associado à função sagrada da maternidade, cuja simbologia é a bandeira do regime erguida contra o feminismo e a emancipação, obsessivamente combatidos, ao mesmo nível que a democracia. Está ainda por estudar a dimensão do investimento ideológico e político do Estado novo através do género feminino.
O Albicastrense

Sem comentários:

Enviar um comentário

ANTIGAS CAPELAS DA TERRA ALBICASTRENSE - «CAPELA DE SÃO PEDRO»

MEMÓRIAS DO BLOGUE MEMÓRIAS DE OUTROS TEMPO Esta capela estava situada nas proximidades do chafariz de S. Marcos, num local ocupado atualmen...