domingo, setembro 30, 2018

EFEMÉRIDES MUNICIPAIS – CXXIX


A rubrica Efemérides Municipais foi publicada entre Janeiro de 1936 e Março de 1937, no jornal “A Era Nova”. Transitou para o Jornal “A Beira Baixa” em Abril de 1937, e ali foi publicada até Dezembro de 1940.
A mudança de um para outro jornal deu-se derivada à extinção do primeiro. António Rodrigues Cardoso, “ARC” foi o autor desde belíssimo trabalho de investigação, (Trabalho que lhe deve ter tirado o sono, muitas e muitas vezes).
(Continuação)
No dia 1 de Janeiro de 1808 os vereadores reuniram-se em casa do Juiz de fora, José Mourão, e fizeram a eleição das Justiças.
Deviam ter precedido um pouco à chucha-calada, porque ainda cá estavam franceses. Não eram muitos, resumiam-se no governador as armas da cidade e na guarnição desta, mas eram os bastantes para fazer tremer toda a gente que por cá tinham ficado.
No dia 6 do mesmo ano tornou a haver um simulacro de sessão, em que apenas se confirmou a arrematação do real de água, que tinha sido feita em 1 de Setembro de 1807. É que, dois dias antes, quase todos os soldados franceses que cá estavam tinham saído em direção  a Alcântara e começava a respirar-se um pouco mais à vontade.
No dia 9 saiu o resto dos franceses em direção a Lisboa, entrando na conta o próprio governador das armas da cidade, e então, sim, foi um grande alívio.
Em todo o caso os vereadores não estavam com muita pressa de fazer sessão que merecesse esse nome, porque só reuniram no dia 30 para substituir o depositário do subsídio literário, que era Manuel Sanches Goulão, por António Ripado.
No dia 3 de Fevereiro, apesar do Príncipe Regente estar no Rio de Janeiro, apareceu uma carta regia com a nomeação dos novos vereadores da Câmara, que eram Francisco José de Carvalho Freire Falcão, José da Silva Castel-branco e António Ignácio Cardoso, Procurador do concelho era António de Almeida.
Era a junta Governativa em nome do Príncipe Regente.
(Continua) 
PS. Aos leitores dos postes “Efemérides Municipais:
O que acabaram de ler é uma transcrição do que
foi publicado na época.
O Albicastrense

Sem comentários:

Enviar um comentário

CCCCB, DEZ ANOS APÓS A SUA INAUGURAÇÃO

  UM EDIFÍCIO QUE DEVIA SER MOTIVO DE ORGULHO PARA A TERRA ALBICASTRENSE, ESTÁ COMO AS IMAGENS DOCUMENTAM.  QUEM PASSA À SUA PORTA E OLHA P...