terça-feira, outubro 05, 2021

PROPOSTA AOS NOVOS RESPONSÁVEIS
DA
AUTARQUIA ALBICASTRENSE 

"CRIAÇÃO DA GALERIA  BARATA MOURA NO MUSEU

 FRANCISCO TAVARES PROENÇA JÚNIOR".

Como já aqui manifestei várias vezes, o meu desalento em relação ao nosso museu é quase total, pois é visível para quem queira ver que nos últimos anos o dia-a-dia do museu Francisco Tavares Proença Júnior é gerido unicamente de acontecimentos ocasionais. O museu tem sobrevivido nos últimos anos sem diretor, sem plano de atividades, sem técnicos com formação museológica. Ou seja, è gerido conforme o que vai apanhando na rede cultural.

Como antigo trabalhador do museu e como pessoa que o sofre (e muito), pelo marasmo em que o museu caiu, não posso deixar de apelar aos responsáveis agora eleitos para governar a nossa autarquia nos próximos anos o seguinte.

No próximo dia 18 de dezembro, faz dez anos que o Mestre Barata Moura morreu, pintor a quem a terra albicastrense muito ficou a dever, pois ele transportou para as suas telas, muito do mais belo tem o nosso distrito tem para oferecer. Tendo ele pintado o rio Tejo desde a sua nascente até Lisboa, cuja coleção de pinturas que se encontra na reserva do museu. Pintou igualmente todos os Pelourinhos e Castelos do nosso distrito, que se encontram também eles na mesma reserva, além de muitas outras pinturas que o museu possui.

Perante tal dedicação, não posso deixar de propor aos responsáveis agora eleitos para a nossa autarquia da qual depende o nosso museu a seguinte proposta: que no décimo aniversário da sua morte, seja inaugurada no antigo espaço onde esteve instalado o ciclo do linho no nosso museu (1º andar), uma Galeria com o nome do mestre Barata Moura. Galeria esta onde seriam expostas em regime de exposição permanente, algumas pinturas do pintor.

Esta seria, no meu entender, uma justa homenagem dos albicastrenses, a quem tanto transportou da terra albicastrense para as suas telas.

 

TERÁ ESTA MINHA PROPOSTA PERNAS PARA ANDAR?

 

Aos albicastrenses peço colaboração para tornar esta minha proposta a proposta de todos nós. Homenagear o Mestre Barata Moura é acima de tudo um ato de justiça. A colaboração dos albicastrenses poderá passar deste já com a partilha desta publicação, comentando-a e propondo as alterações se assim o entenderem.

À Sociedade dos Amigos do museu, solicito apoio e colaboração para esta minha ideia. A criação da galeria Barata Moura, seria sem qualquer dúvida uma mais-valia para o museu que todos adoramosAos atuais responsáveis pela nossa autarquia expresso que a criação deste espaço no nosso museu é uma justa homenagem a um pintor a quem a terra albicastrense muito ficou a dever, e ao mesmo homenagear um HOMEM BOM.

O ALBICASTRENSE

7 comentários:

  1. Maria Manuela Rodrigues
    Concordo plenamente contigo, o MFTPJ e o Mestre BARATA MOURA, merecem, aplaudo.
    (Comentário feito no facebook).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A criação desta galeria, é o mínimo que os Albicastrenses podem fazer, para agradecer o amor que ele tinha pela terra albicastrense.

      Eliminar
  2. José Pio
    Tenho uma pintura do Barata Moura, que retrata uma fonte na Lousa.
    (Comentário feito no facebook).

    ResponderEliminar
  3. Maria José Almeida
    Concordo plenamente...
    Inclusive tenho um quadro que ele me ofereceu.
    (Comentário feito no facebook).

    ResponderEliminar
  4. Joaquim Rodrigues
    OK. Força na iniciativa.
    (Comentário feito no facebook).

    ResponderEliminar
  5. Joaquim Baptista
    Sugestão apoiada.
    (Comentário feito no facebook).

    ResponderEliminar
  6. Maria Filomena Gabriel
    Concordo. Partilhado.
    (Comentário feito no facebook).

    ResponderEliminar

ANTÓNIO ROXO - DEPOIS DO ABSOLUTISMO - (12 "ÙLTIMA")

Última publicação do excelente trabalho que António Roxo publicou em antigos jornais da terra albicastrense.   “O Espaço da vida polític...