sábado, setembro 23, 2023

CURIOSIDADES DA TERRA ALBICASTRENSE

 MEMÓRIAS!...

No início do ano e 1836 o governador civil enviou aos habitantes de Castelo Branco a seguinte “prenda”.
José Garcês Pinto Madureira, cavaleiro da ordem de Cristo, bacharel formado em Matemática, coronel do exército, governador civil do distrito de Castelo Branco, etc.
 
1º Todas as tabernas e lojas de bebidas se fecharão as oito horas da noite durante o inverno, e às nove durante o verão. A contravenção desta Ordem fica sujeita ao castigo que as leis vigentes cominam em tais casos.
2º Todas as pessoas que passada a hora marcada no paragrafo antecedente forem encontradas pela ronda da polícia paradas às esquinas das ruas, ou em qualquer ponto da cidade, serão pressas imediatamente e conduzidas a cadeia, para depois serem julgadas em polícia correcional.
E para que chegue a notícia de todos e ninguém possa alegar ignorância do disposto neste edital, o mando afixar nos lugares mais públicos desta cidade. O Governador Civil José Garcês Pinto Madureira
 
PS. O motivo para esta medida, poderá ter sido uma prevenção ao que pudesse acontecer por ocasião, do casamento de D. Maria como seu segundo marido, visto que por motivo do falecimento do primeiro a ordem publica fora alterada em Castelo Branco.
O ALBICASTRENSE

Sem comentários:

Enviar um comentário

MEMÓRIAS DA TERRA ALBICASTRENSE

        A PORTA DO OURO        DA ANTIGA    URBE ALBICASTRENSE.                                    ( MAQUETE DE JÚLIO VAZ DE CARVALHO)  ...