quarta-feira, abril 29, 2009

BIGODES E COMPANHIA.


-- Bigodes, a nossa cidade está numa correria tão acelerada, que dá ideia que se prepara para participar numa maratona de modernização descontrolada.
-- Pois… já cá faltava a má-língua do meu amigo Companhia!…
-- Má-língua Bigodes!? Apenas constato que quanto maior é a velocidade, mais estragos pode fazer o despiste.
-- Olha para este albicastrense despistado.
-- Que raio queres tu dizer Bigodes!?
-- Companhia tal como tu acabaste de dizer, apenas constato que de despistes tu és o maior!… pelas minhas contas já arrasaste pelo menos com meia dúzia de carrinhos.
-- Ora… não desconverses Bigodes, pois tu sabes muito bem, que eu sei que tu sabes do que estou a falar.
-- Já cá faltavam os trocadilhos meu amigo.
-- Bigodes, agora mudando de palestra…  já reparaste que o teu presidente é figura de proa semanalmente nos jornais da nossa cidade?
-- E com toda a justiça!… Pois, o homem farta-se de andar de obra para obra, para que os trabalhos caminhem o mais depressa possível.
-- Mas o teu primeiro, é presidente da nossa autarquia ou fiscal das obras que decorrem na nossa cidade?
-- Sabes o que te diga meu amigo… se a inveja matasse há muito que estavas encovado.
-- Olha para este!… Então agora já não podemos opinar sobre as correrias do nosso primeiro, sem que sejamos acusados de invejosos.
-- Companhia quem te conheça que te compre.
Bigodes, para Companhia.
-- Companhia como albicastrense atento ao que se passa na nossa cidade, que tens tu a dizer-me sobre os esplêndidos jarrões, que o nosso presidente mandou colocar no largo de S. João?
-- O primeiro é um génio.
-- Companhia estou espantado com esta tua concordância!…
-- Não sei porquê Bigodes!…
-- Ó homem… tu estás sempre no contra!… e agora estás ai numa de sim senhor.
-- Bigodes agora quem não está a compreender nada sou eu!…
-- Vamos por partes Companhia… quem é o génio afinal?
-- O teu presidente Bigodes…
-- Olha para este!… Companhia quando a esmola é grande o pobre desconfia.
-- Pronto eu confesso!… dias quando me entornei na tasca do Zé do Canto, onde pensas tu que despejei o que tinha bebido a mais!?
-- Companhia não quer acreditar que tenhas vomitado para dentro de um daqueles grandiosos jarrões.
-- Bigodes, até parece que não me conheces!
Eu era incapaz de fazer tal coisa…  apenas evacuei o que tinha absorvido a mais…
-- Hoje estás intragável meu amigo, vamos mas é beber o nosso branquinho na tasca do Zé do Canto.
-- Só um Bigodes!? Vamos antes beber dois ou três.
Bigodes e Companhia

2 comentários:

  1. Anónimo10:38

    O Companhia vai ser o diretor do museu de arte das docas...

    ResponderEliminar
  2. Caro anónimo.

    Cargo aceito pelo Companhia.
    Depois combinamos as condições…

    ResponderEliminar

ANTIGAS CAPELAS DA TERRA ALBICASTRENSE - «CAPELA DE SÃO PEDRO»

MEMÓRIAS DO BLOGUE MEMÓRIAS DE OUTROS TEMPO Esta capela estava situada nas proximidades do chafariz de S. Marcos, num local ocupado atualmen...