terça-feira, abril 14, 2009

RUAS DA MINHA CIDADE


RUA DO RELÓGIO

Como já aqui disse por várias vezes, uma das minhas paixões é poder caminhar pela nossa zona histórica e ver toda aquela zona da nossa cidade em agitação acelerada. Estes meus passeios são por vezes surpreendidos com “obras” que por mais que tente compreendê-las, sou eu o surpreendido pelo desplante de certos responsáveis por algumas das obras ali realizadas. A situação que aqui trago hoje é de uma consternação total!… na rua do Relógio, (antiga rua da Estalagem), foram recentemente restauradas as fachadas de três prédios, (conforme as fotografias demonstram).
Boa… dirão alguns perante as fotografias aqui mostradas, o pior vem quando passamos por aquela rua, e verificamos que afinal as obras mais não foram que uma grande patranha!… os senhores responsáveis por este trabalho, limparam a cara a alguns prédios ali existentes, e esqueceram-se que dentro deles existe um espaço dividido por paredes e placas, que também necessitavam de ser restaurados para que ali possam viver pessoas. Ou seja… a fachada dos ditos cujos estão um brinquinho, o arranjo do interior fica para quando o rei fizer anos.
Meus amigos se eu fosse mauzinho, diria que alguém tenta ou tentou, esconder dos olhos dos albicastrenses o estado deplorável em que estes prédios se encontravam, rebocando e pintando as respectivas fachadas, para dar a impressão que por aquelas bandas tudo corre às MIL MARAVILHAS.
Pensava eu que a recuperação de determinados prédios da nossa zona histórica, se fazia para que as pessoas pudessem viver dentro deles!

Santa ignorância a minha!…

O Albicastrense

6 comentários:

  1. Anónimo22:12

    E aqueles amarelos? São do modelo do Arquitecto Afonso?

    ResponderEliminar
  2. Anónimo13:53

    É do tipo vomitado...

    ResponderEliminar
  3. Anónimo22:23

    Obras de fachada é um termo muito visto e muito utilizado para alguns tipos de obras sem "sumo". Neste caso adequa-se perfeitamente, aliás só mexeram nas fachadas

    ResponderEliminar
  4. E na sua casa? Quem faz os melhoramentos também é a autarquia?

    Desculpe a agressividade, mas na minha opinião a maioria dos proprietários não é inocente no que toca à degradação dos imóveis em zonas históricas.
    Além disso, conheço inúmeros casos em que as pessoas não declaram os seus rendimentos reais e obtêm indevidamente subsídios para remodelações que poderiam perfeitamente custear.

    Obras de fachada são sem dúvida insuficientes, porém cada munícipe tem um papel importante, não só na crítica como na acção.

    Ana

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde,

    Sr. Veríssimo, eu também gosto de passear pela cidade, e em especial desta rua. Tem aquele típico ar de rua antiga, bem estreita e até tem uma tasca bem catita no lado direito, quando se sobe, (agora não me lembro do nome).
    Ainda não tinha notado esta remodelação, mas sem dúvida que embeleza esta, (já bem antiga), rua da nossa cidade.
    Concordo com o que a Ana disse, acerca do que alguns proprietários possam fazer para obter indevidamente apoios por parte da autarquia. Cada caso deverá ser bem analisado, ainda por cima se nos lembrarmos que este tipo de obras públicas é, (conforme o nome indica), pago por todos nós.

    O meu agradecimento ao nosso repórter no local!

    ResponderEliminar
  6. Anónimo16:18

    HÁ GANDA ANA NESTAS COISAS NÃO HÁ ALMOÇOS GRATIS
    É PRECISO IMAGENS NOS JORNAIS DÁ VOTOS NEM QUE SEJAM UMAS PINCELADAS
    JÁ NÃO HÁ O FAMOSO FUNICULAR NEM O RETIRAR DAS ANTENAS DE TELEVISÃO NEM O PARQUE DE SANTA ENGRÁCIA INAUGURADO
    LE NOTRE TERRIBLE AGORA VAI TRATAR DA JUDIARIA
    MAS, HÁ QUE TER CUIDADO COM AS MAQUINAS DE TERRAPLANAGEM

    ResponderEliminar

ANTIGAS CAPELAS DA TERRA ALBICASTRENSE - «CAPELA DE SÃO PEDRO»

MEMÓRIAS DO BLOGUE MEMÓRIAS DE OUTROS TEMPO Esta capela estava situada nas proximidades do chafariz de S. Marcos, num local ocupado atualmen...