domingo, maio 10, 2009

BIGODES E COMPANHIA - Repórteres


"O BRANQUINHO"
Bigodes e Companhia repórteres das causas perdidas na nossa cidade, ao terem conhecimento que a nossa autarquia é possuidora de um projecto que visa recuperar, (para já) quatro velhos edifícios do interior da nossa cidade, resolveram meter pés a caminho e entrevistar, um dos últimos prédios intervencionados na cidade, (através de um método revolucionário que consiste numa cirurgia plástica á fachada), para saberem da sua actual situação habitacional e do seu presente estado de sanidade mental.
O Branquinho é assim que se chama o dito cujo!.. cuja existência nunca mais foi a mesma após esta operação plástica a que foi sujeito, (não se sabendo se a tinta com que foi borrada a fachada, era de plástico ou de água).
-- Companhia, esta entrevista está muito abaixo da nossa competência pensadora, então agora o “Gajo” manda-nos entrevistar este pobre e desgraçado prédio!.. -- Calma Bigodes… até pode ser que o Branquinho tenha coisas boas, (ou será boas coisas), para nos dizer.
-- Caro Branquinho fomos incumbidos pela cabecinha pensadora, pare lhe fazer umas perguntinhas.
-- Não acredito no que estou a ver!.. Os repórteres mais desastrados e aparvalhados da minha cidade, querem fazer-me umas perguntinhas!?
-- Dilecto Branquinho não é preciso estar a ofender-nos… apenas queremos ter um bate-papo consigo.
-- Perguntem que eu sou todo ouvidos, (ou será todo paredes), para vos ouvir.
-- Caro Branquinho, como prédio que foi sujeito a obras recentemente, nós resolvemos vir perguntar-lhe como se sente o imóvel, que deu inicio a esta grande e Inovadora Intervenção Urbanista na nossa cidade?
-- Olha para estes!.. Então agora eu sofri uma Intervenção Urbanística? -- Amigos aparvalhados, eu sofri foi uma operação plástica!.. Tirara-me as rugas colocando-me um pouco de cimento na cara, pintaram-me as pestanas, (as grades das varandas) e até me colocaram lentes novas nos olhos, (perdão… estores novos nas janelas).
-- Branquinho… nós achamos que está com um aspecto fantástico.
-- Estão enganados meus amigos!.. Se era para parecer aquilo que não sou, mais-valia terem-me deixado na calamidade em que estava.
-- Não percebemos nada de nada do seu trocadilho Branquinho?
-- Eu explico!.. Antes era um velho prédio que ouvia as lamentações de quem passava por aqui; “ É uma vergonha o estado em que se encontra este bonito edifício “. -- Hoje sou um velho prédio de cara lavada, que ouve as lamentações de quem passa por aqui passa; “Limparam-lhe a cara para enganar quem por aqui passa”.
-- Edifício Branquinho sentimos alguma mágoa nas suas palavras, importa-se de ser mais claro?
-- Destrambelhados amigos hoje estou de cara lavada, porém é tudo um faz de conta, pois dentro das minhas paredes está tudo como dantes.
-- Parece-nos que o Branquinho tem saudades de outros tempos?
-- Meus amigos dentro das minhas paredes já existiu vida!.. Hoje sou um desabitado exposto ás aranhas que passeiam livremente pelas minhas entranhas.
-- Porém nem tudo é negativo amigo Branquinho!.. Pois sempre ganhou uma cara limpa.
-- Amigo Bigodes, gostava que a sua Henriqueta fizesse uma plástica á focinheira deixando todo o resto na mesma?
--Cruz canhoto! … Preferia que fosse totalmente recauchutada da maneira a que ficasse como nova.
-- Como vê Bigodes nem tudo o que brilha é ouro, por vezes tratasse de falsificações baratas para enganar tolos.
--Uma ultima pergunta edifício Branquinho... não nos quer falar das transformação que aconteceram aqui á sua porta?
-- Meus amigos... não sei se vos conto ou se vos diga!...
-- Diga... pois nós estamos curiosos em relação á sua resposta.
-- Não posso!... pois desde que me colocaram palas nas janelas, nunca mais foram abertas, para que quem passe na rua não possa ver o deserto que cá ficou dentro.
-- Amigável Branquinho para terminar, gostaríamos de lhe dar voz para poder dizer abertamente o que lhe vai no telhado.
-- Aos poucos visitantes que se deram ao trabalho de ler o poste do Bigodes e Companhia, pedia paciência para aguentarem os seus disparates, aos responsáveis pela minha cirurgia plástica só posso dizer.

As minhas janelas estão altas,
E sou uma casa branquinha.
Nada me sobra e tudo me falta
E terei que morar sozinha.

Sou hoje um pobres prédio,
Cuja a cara não mostra o que sou.
Tenho a cara que os outros querem
E não aquilo que eu sou.

De que vale pintarem-me a cara,
Se por dentro estou despojado.
De que vale enganar quem passa
Se me sinto um prédio abandonado.
-- Vamos embora Bigodes, pois o pobre desgraçado está a delirar com todo este embuste...
Bigodes e Companhia

1 comentário:

  1. Anónimo12:48

    o branquinho da covilhã
    agora vem com os poços
    sonhas de noite
    fez uma lei há 2 anos
    agora é a pressão
    qé da oposição

    ResponderEliminar

ANTÓNIO ROXO - DEPOIS DO ABSOLUTISMO - (12 "ÙLTIMA")

Última publicação do excelente trabalho que António Roxo publicou em antigos jornais da terra albicastrense.   “O Espaço da vida polític...