quinta-feira, março 14, 2019

CEMITÉRIO DA TERRA ALBICASTRENSE


O assunto que vou abordar neste poste é bastante delicado, porém, não discutir o que tem que ser dissecado é fazer de conta que tudo está bem, isso não é com este albicastrense. Peço pois desculpa, a quem não concordar comigo sobre este tristíssimo assunto. Li recentemente no facebook, um poste em que alguém se insurgia contra a desgraçada situação em que muitas das campas do cemitério da terra albicastrense se encontram.
Essa mesma pessoa, dizia que tendo ido à nossa autarquia reclamar da situação em que se encontrava a campa do seu familiar, lhe foi apalavrado que o assunto ia ser resolvido, contudo, duas semanas depois (segundo a mesma pessoa), tudo continuava na mesma.
Infelizmente nos últimos anos, tenho visitado demasiadas vezes o nosso cemitério, estou portante à vontade para abordar este infeliz assunto.
A situação em que se encontram muitas das campas é simplesmente desastrosa, muitas delas, estão completamente derrubadas e ao abandono. Se o abandono das campas pode ser atribuído aos familiares dos defuntos, o arranjo das campas é da responsabilidade de quem ali trabalha. Não vou aqui acusar quem quer que seja, sobre a miserável situação em que se encontram dezenas e dezenas de campas, contudo, penso que algo tem que ser feito para resolver este infeliz assunto.
Indo ao encontro de que algo tem que ser feito, dava aqui o exemplo do cemitério de Santa Catarina em Abrantes (inaugurado em 2007).
As duas imagens que podem ser vistas neste poste, foram captadas nesse cemitério, sitio onde está sepultado um familiar meu. As referidas imagens, dão-nos uma vista do referido cemitério. No cemitério de Abrantes, pode ainda dizer-se: que não existem defuntos de 1ª, 2ª, ou 3ª mas apenas defuntos, todos eles com pedra igual e relva em cima das campas.
A proposta que aqui deixo aos responsáveis pela nossa autarquia, só pode ser a seguinte: porque não estudar a possibilidade de um novo cemitério na terra albicastrense com estas características?
Aos visitantes peço que aqui opinem sobre esta questão, se assim não for, é sinal que tudo está bem.
O Albicastrense

2 comentários:

  1. boa tarde.sim é verdade que algumas sepulturas se encontavam ao abandono agora nao sei pois ja nao vou la a algum tempo(felizmente).quanto á ideia do cemeterio com campas de relva ótima ideia,pois acabase com a ostentaçâo.

    ResponderEliminar
  2. A ideia de campas de relva já é usado em muitos cemitérios nacionais e estrangeiros.

    ResponderEliminar

ANTÓNIO ROXO - DEPOIS DO ABSOLUTISMO - (12 "ÙLTIMA")

Última publicação do excelente trabalho que António Roxo publicou em antigos jornais da terra albicastrense.   “O Espaço da vida polític...