sexta-feira, março 29, 2019

DIA NACIONAL DOS CENTROS HISTÓRICOS.

UM BONITO PALACETE  NA RUA DE SANTA MARIA

Os bonitos edifícios na nossa zona histórica não são muitos, contudo, sempre existem alguns que nos esbugalham os olhos de contentamento ao olhar-mos para eles. 
Esta neste caso, o palacete que podem observar na imagem que este poste tem como bandeira. O referido palacete, foi mandado alçar por José Maria Lopes Pupe no início da segunda década do século XX. 
O seu patrono (arquiteto), foi Manuel dos Santos Sal, responsável pela construção de muitos outros belos edifícios na terra albicastrense. Afiguro que o palacete terá passado de José Lupe para os seus herdeiros, que depois o terão vendido ao atual proprietário, que está neste momento a vende-lo. 
                                   --------------------------------------
Comemora-se hoje o Dia Nacional dos Centros Históricos. Em Castelo Branco a nossa zona histórica está (como todos aqueles que lá vão sabem), uma autêntica desgraça, para não dizer outra coisa bem pior.
Para comemorar esta data, lançava aqui uma proposta: Porque não compra a nossa autarquia este belo edifício e, o cede quem queira constituir a futura Associação de Defesa da Zona Historia da Terra Albicastrense. Fica a proposta, agora cabe aos albicastrenses pronunciarem-se. Ou será, que eu estou amalucado por colocar aqui esta ideia?
O Albicastrense

3 comentários:

  1. Boa noite Caro Amigo
    No palacete em questão nos anos 40 e 50 residiu o Dr Duque Vieira,professor no liceu e havia duas garagens. Uma delas esteve arrendada ao meu tio - António Silva e a outra, a mais pequena ao sr Gerinhas. Nessa altura era o Sr Carqueija, mais conhecido pelo Sr Cartaxinho que recebia a renda e residia no prédio onde hoje está o Museu Judaico e ali exercia o seu comércio de retalho diverso, pois este prédio era de sua pertença. Teve 2 filhos e o mais novo, Manuel Barbosa Silvares Carqueija foi meu colega de Liceu até ao 7º ano e depois perdi-lhe o rasto, sabendo apenas que viveu em Odivelas e esteve empregado na Tranquilidade. O filho mais velho tinha alguma deficiência e faleceu cedo.O citado palacete tem nas traseira um grande quintal.
    Oxalá o edifício tenha um final feliz, pois ele diz-me muito até porque eu morava no prédio ao lado que era pertença da Misericórdia de C. Branco e depois da saída de lá em meados de 1950 o prédio ficou devoluto até aos dias de hoje. Nunca soube quem depois viveu no palacete que agora está à venda, apenas sei que houve obras e as garagens foram eliminadas.
    Um abraço
    JJB

    ResponderEliminar
  2. Belo comentário amigo Joaquim Baptista.
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Sou um albicastrense de gema a residir em Lisboa, os nomes de muitas ruas da cidade albicastrense, já me passam ao lado. Sempre que me desloco à minha cidade do coração, dou com imenso prazer a minha voltinha pela mesma, para observar a sua evolução nas várias vertentes, e, lembro-me perfeitamente de ter passado numa destas ultimas vezes, em frente deste belo edificio que me chamou a atenção. Só apelo a uma coisa, sejam os serviços camarários, sejam os particulares, que seja dado ao edificio a utilidade e a dignidade que o mesmo merece. Já agora um outro apelo, sei que tem havido (salvo erro) algumas reuniões entre a Junta de Frequesia e os proprietários de imóveis da zona antiga, suponho que no sentido de a tornar mais atrativa, fazendo votos para que esta troca de feedback, tenha um final feliz. Castelo Branco merece e as suas gentes também.

    ResponderEliminar

CCCCB, DEZ ANOS APÓS A SUA INAUGURAÇÃO

  UM EDIFÍCIO QUE DEVIA SER MOTIVO DE ORGULHO PARA A TERRA ALBICASTRENSE, ESTÁ COMO AS IMAGENS DOCUMENTAM.  QUEM PASSA À SUA PORTA E OLHA P...